O compositor paraibano Antônio Barros, que morreu neste domingo (5), aos 95 anos, escreveu centenas de músicas que atravessaram gerações e durante décadas foram interpretadas por artistas como Ney Matogrosso e Marinês. O g1 relembra nesta reportagem as principais músicas compostas por Antônio Barros.
Junto com Cecéu, companheira de vida e de arte, Antônio Barros compôs canções como “Procurando Tu”, sucesso com o Trio Nordestino, que aliás, aparece entre os artistas que mais gravaram o compositor paraibano.
“Homem com H” se tornou hino na voz de Ney Matogrosso. Composta por Antônio Barros, a canção virou símbolo da carreira de Ney, um dos artistas mais consagrados da Música Popular Brasileira (MPB).
“Por debaixo dos panos“, uma das músicas e mais irreverentes obras da dupla, também foi interpretada por Ney Matogrosso.
Elba Ramalho também cantou Antônio Barros, e fez sucesso com a música “Bate Coração“, uma das mais conhecidas na voz da também paraibana.
“É proibido cochilar“, sucesso com Os Três do Nordeste, se tornou um dos símbolos dos festejos juninos do Nordeste e uma das mais tocadas em toda a região.
Quando João Pessoa fez 437 anos, em 2022, um levantamento do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) apontou que “É proibido cochilar” foi a canção mais tocada em shows realizados na capital paraibana nos cinco anos anteriores.
Além das canções mencionadas nesta reportagem, Antônio Barros escreveu centenas de outras músicas que ajudaram a escrever a história da música nordestina. Um legado precioso que será cultivado cada vez que uma canção dele voltar a tocar.