Geral

Natural deste município, Dorgival Dantas receberá título de Doutor Honoris Causa pela UERN

Cantor e compositor já é o embaixador do Turismo do RN

Doutor Honoris Causa

É o título mais importante concedido pela Universidade, aprovado em sessão do Conselho Universitário. Pode ser atribuído a personalidade eminente, nacional ou estrangeira, que tenha se destacado singularmente por sua contribuição à cultura, à educação ou à Humanidade.

O Conselho Universitário da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Cosuni/Uern), presidido pela reitora Cicília Maia, aprovou terça-feira (9) as indicações de títulos honoríficos e mérito administrativo que serão outorgados pela Universidade neste ano. A reunião ocorreu de forma virtual, com transmissão pelo canal do YouTube Uern Oficial.

Na ocasião, foram escolhidos os títulos de Doutor Honoris Causa, Professor Honoris Causa, Professor Emérito e do Diploma de Mérito Administrativo. As homenagens serão concedidas na tradicional Assembleia Universitária, em 28 de setembro, que celebra o aniversário de 56 anos da Uern.

O título de Doutor Honoris Causa será concedido ao músico Dorgival Dantas. Nascido em 1971, no município potiguar de Olho D’água do Borges, Dorgival Dantas é um dos principais expoentes da cultura nordestina e do tradicional forró brasileiro. Seu trabalho tem destacado o Rio Grande do Norte pela qualidade e relevância na música. Em abril de 2024, Dorgival foi nomeado embaixador do turismo potiguar, reconhecendo seu papel na promoção da cultura e das belezas naturais do estado.

O título de Professor Honoris Causa será concedido a Luiz Katu, a primeira personalidade indígena a ser homenageada pela Uern com um título honorífico. Luiz Katu é professor e uma liderança indígena potiguar, atuando fortemente na luta pela implantação de escolas indígenas no Rio Grande do Norte.

O Diploma de Mérito Administrativo será concedido à servidora Myrths Flávia Vidal da Costa Wanderley, que tem mais de 25 anos de serviços prestados à Uern. Ela desempenhou diversas funções administrativas e atualmente é secretária dos Conselhos Superiores da universidade.

O título de Professor Emérito será concedido à professora Marlucia Barros Lopes Cabral, graduada em Pedagogia pela Uern e doutora em Educação pela UFRN. Ela atuou em vários cursos e projetos educacionais na Uern e continua envolvida em atividades acadêmicas mesmo após sua aposentadoria.

Durante a Assembleia Universitária, também será entregue a Medalha da Abolição de 2024 a Irmã Zelândia, Laplace Rosado Coelho (in memoriam) e Pedro Fernandes Ribeiro Neto.

Durante a reunião, foi apresentada a marca comemorativa do aniversário de 56 anos da Uern, com o tema “Saber que Acolhe”. A identidade visual foi inspirada no Juazeiro, simbolizando a resiliência, sabedoria e acolhimento da universidade.

A UERN, presente em seis cidades do Rio Grande do Norte, já formou mais de 55 mil profissionais ao longo de sua história, destacando-se pelo ensino, pesquisa, extensão, acolhimento, diversidade e inclusão.

DORGIVAL DANTAS E OUTRAS AUTORIDADES HOMENAGEADAS

Clique AQUI e conheça outros homenageados