O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) o adiamento das eleições para escolha dos Conselheiros Tutelares em mais duas cidades: Ceará-Mirim e Areia Branca. A votação iria ocorrer neste domingo (1).
Em Areia Branca ocorreu uma falha no número do candidato, o que prejudicou a parametrização das urnas eletrônicas do município. Já no caso de Ceará-Mirim foi um problema com as urnas que, segundo alguns eleitores, não estavam conseguindo votar em mais de um candidato.
O MPRN deu um prazo de cinco dias para que as Comissões Especiais do Processo de Escolha dos Conselheiros Tutelares e os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de Areia Branca e Ceará-Mirim informem as providências que serão feitas para, assim, marcar uma nova data para a realização do pleito.
Na manhã deste domingo, a Prefeitura de Natal suspendeu a eleição de conselho tutelar em Natal após irregularidades registradas na distribuição das urnas eletrônicas nos locais de votação. A nova eleição será realizada no próximo dia 29 de outubro.
Em nota enviada para a imprensa, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) informou que não tem responsabilidade pelos adiamentos dos pleitos de Natal e Areia Branca.
Tribuna do Norte