FNDE investe R$ 253,9 milhões em educação integral para estudantes em vulnerabilidade

Com vistas a fortalecer seu compromisso com a qualidade educacional, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) destinou, até o momento, R$ 253,9 milhões para expandir e aprimorar as matrículas em tempo integral. Este investimento é parte de uma iniciativa voltada especialmente para estudantes em situação de vulnerabilidade.

Como principal entidade financeira do Programa Escola em Tempo Integral, coordenado pela Secretara de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB-MEC), o FNDE gerencia os fundos, garantindo que sejam aplicados com eficiência e transparência. O processo ocorre por meio de depósitos diretos em contas específicas no Banco do Brasil, uma medida destinada a simplificar e agilizar o uso dos recursos.

Para auxiliar as unidades de ensino, o FNDE e o MEC elaboraram um manual detalhado de execução financeira. O material pode ser acessado aqui e serve para nortear os gestores educacionais, delineando as despesas permitidas e vedadas e estabelecendo procedimentos claros para fiscalização e prestação de contas.

A missão do Programa Escola em Tempo Integral vai além de aumentar a carga horária de ensino, visando, principalmente, aprimorar a qualidade da experiência educativa. Ao proporcionar uma educação integral, o programa busca equipar os alunos, independentemente de seu contexto socioeconômico, com habilidades e conhecimentos que irão prepará-los para enfrentar os desafios do futuro.