Turismo

Dia Mundial do Turismo destaca o tema “Turismo e Paz” em meio ao cenário global de conflitos

Sexta-feira, 27 de setembro, o planeta celebrou o Dia Mundial do Turismo com o tema “Turismo e Paz”, definido pela ONU Turismo. A escolha do mote não poderia ser mais oportuna, considerando o cenário global marcado por conflitos e polarizações. O braço da Organização das Nações Unidas para o setor prevê que, em 2024,1,46 bilhão de pessoas viajarão pelo mundo, um recorde histórico, reforçando o turismo como ferramenta essencial à paz e à compreensão mútua.

O ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, frisa a importância do segmento ao fortalecimento dos laços entre diferentes nações.

“Ontem, 27 de setembro, comemoramos duas datas muito especiais: o Dia Mundial do Turismo e o Dia Nacional dos Turismólogos e Profissionais do Turismo. Com o tema ‘Turismo e Paz’, o Dia Mundial do Turismo vem para enfatizar a importância do nosso setor na promoção da paz mundial, criando laços entre diferentes culturas e povos. Cada viagem representa uma oportunidade única de unir nações, compartilhar histórias e construir um futuro mais harmonioso”, observa o ministro.

Celso Sabino também enfatiza o compromisso do Brasil de valorizar os profissionais do setor por meio da nova Lei Geral do Turismo e do Plano Nacional do Turismo 2024-2027.

“Estamos empenhados em fortalecer a profissão com a nova Lei Geral do Turismo, que reforça nossa atuação, e também o Plano Nacional do Turismo, que define estratégias para promover o desenvolvimento do turismo em nosso país. Que continuemos a explorar o mundo com a mente aberta e o espírito de união”, completa o ministro.

Marina Figueiredo, presidente executiva da BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), aponta o papel do turismo na construção da paz, ressaltando que setor contribui para transformar a sociedade ao derrubar barreiras e preconceitos. “O turismo transcende o desenvolvimento econômico, é também uma poderosa ferramenta de transformação social. Ao conectar pessoas de culturas, tradições e histórias diferentes, ele derruba barreiras, desafia preconceitos e promove compreensão mútua genuína”, observa Marina.

Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), frisa a colaboração do segmento à promoção de paz e de intercâmbio cultural. “Os cruzeiros representam uma indústria verdadeiramente global, conectando pessoas e culturas ao redor do mundo. Ao facilitar esses encontros e trocas, contribuímos para a construção de um mundo mais interligado e respeitoso”, sublinha Ferraz.

Alexandre Sampaio, diretor da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) e responsável pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da entidade (CETUR), pontua a relevância do ramo frente a polarização global. “Em um cenário de polarização crescente, com conflitos não apenas entre nações, mas também dentro delas, torna-se necessário promover o diálogo. O turismo, ao proporcionar convivência, tolerância e a oportunidade de conhecer diferentes culturas, desempenha um papel crucial nesse processo”, afirma Sampaio.

A presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional), Ana Carolina Medeiros, elogia a escolha do tema do Dia Mundial do Turismo deste ano. “Esse é um tema excelente, que traz tudo o que buscamos e precisando: um turismo cada vez mais profissional, qualificado e responsável, aliado ao respeito às diferenças, sejam elas religiosas, políticas e até esportivas. ‘Turismo e Paz’ reflete a necessidade de promover o respeito à diversidade cultural e religiosa”, avalia Ana Carolina.

APROXIMAÇÃO – Neste Dia Mundial do Turismo, o setor celebra não apenas os avanços econômicos na área, mas também o impacto social de cada viagem. Além de lazer, comodidade e convivência, o setor promove tolerância e a oportunidade de conhecer novas culturas. O tema “Turismo e Paz” reflete a necessidade urgente de se estabelecer o diálogo e a união em um planeta cada vez mais dividido, lembrando a todos que, apesar das diferenças, somos parte de uma comunidade global interconectada.

Comunicação do Ministério do Turismo