ANIVERSÁRIO DA UERN: Homenagem aos 56 anos da Instituição é marcada pelo reconhecimento ao seu legado para o RN

Dentro das celebrações pelos 56 anos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), verdadeiro patrimônio potiguar, a Sessão de Homenagem da Assembleia Legislativa (ALRN) através do mandato da deputada Isolda Dantas (PT) foi marcada pela emoção e reverência aos que fizeram e fazem parte desta história, representados durante o evento por 15 personalidades que dedicaram suas vidas ao crescimento e fortalecimento da instituição.

A homenagem aconteceu na tarde dessa segunda-feira (23), no auditório do Serviço Social da Indústria (SESI) de Mossoró, com a presença de professores, alunos, técnicos, servidores, familiares e da comunidade em geral.

“Ao longo de mais de cinco décadas, a UERN se firmou como uma instituição de ensino superior socialmente referenciada, comprometida com a transformação e o desenvolvimento de nosso povo. Uma instituição que entende que a educação não deve ser tratada como uma mercadoria e que a universidade é um espaço de produção de saberes que serve ao interesse coletivo”, afirmou a deputada.

Isolda destacou que a educação, como defendia Paulo Freire, “é um ato de liberdade e transformação. É exatamente essa visão que a UERN materializa, promovendo não apenas a formação de profissionais, mas a construção de cidadãos críticos, engajados e preparados para enfrentar os desafios sociais. Ao priorizar essa perspectiva de atuação, a UERN reafirma sua função de resistência contra a lógica de mercantilização e defende a educação como um direito inalienável, essencial para a construção de uma democracia”, afirmou a deputada, que se empenhou na luta para que a UERN conquistasse a sua autonomia financeira – antes possuía somente a administrativa e seu mandato destinou emendas que beneficiaram os campi da UERN em Assu e Pau dos Ferros.

A deputada citou que em tempos de crise, como durante a pandemia da Covid-19, a UERN se destacou pela sua responsabilidade social, antecipando a colação de grau dos alunos da área da saúde, uma parceria com o seu mandato. “Essa ação não foi apenas uma resposta imediata, mas uma manifestação da essência de uma universidade pública que coloca o bem-estar do Rio Grande do Norte e de sua população em primeiro lugar”, disse.

A universidade potiguar está presente em todas as 167 cidades do RN, com núcleos que fomentam o acesso à educação superior. “Este alcance é um testemunho do seu papel vital na promoção da equidade. Cada campus representa uma oportunidade de mudança, um espaço onde a classe trabalhadora pode se formar e se qualificar, desafiando as desigualdades históricas que por tanto tempo marginalizaram esses jovens”, afirmou a parlamentar.

Falando em nome de todos os homenageados, a atual reitora da UERN, Cicília Raquel Maia Leite, a terceira mulher a ocupar o cargo nesse meio século de atividades da universidade, afirmou: “A UERN não é apenas uma universidade, mas é o maior patrimônio vivo do povo potiguar. Compreendemos que a educação, mais do que um direito, é a chave para a emancipação de todo indivíduo. A UERN nasceu do povo e para o povo e queremos ela cada vez mais vestida de povo”.

A reitora destacou que a universidade estadual é a que mais forma professores da educação básica no Rio Grande do Norte. “Nosso impacto é significativo na formação desses professores e impacta também na vida das famílias potiguares. Lutamos por um ensino superior que não se limita a formar profissionais para o mercado de trabalho, mas a formar uma sociedade mais justa, mais igualitária e mais sustentável, mantendo o seu compromisso com a excelência acadêmica”, disse.

Finalizando seu discurso, a reitora afirmou que a UERN é a esperança de que é possível romper barreiras e construir um Estado ainda mais igualitário. “Avançamos muito e temos muitos desafios a superar, e o que nos orgulha todos os dias é sermos um instrumento de transformação social, oferecendo uma educação inclusiva e de portas abertas para os filhos da classe trabalhadora”, afirmou.

Homenageadas/os:

1. Maria de Fátima Bezerra
2. Cicília Raquel Maia Leite
3. Francisco Dantas de Medeiros Neto
4. Aécio Cândido de Souza  –
5. Felipe Caetano de Oliveira (in memoriam)
6. Flávio José de Lima Silva
7. João Batista Xavier
8. Maria Ivonete Soares Coelho
9. Padre Francisco Canindé dos Santos –
10. Padre Sátiro Cavalcanti Dantas (in memoriam)
11. Jefferson Garrido de Araújo Neto