SaúdeVACINAÇÃO

SAÚDE: Mais de 23 mil potiguares se vacinam contra a gripe durante o Dia D no RN

O Dia D de Vacinação contra a Gripe mobilizou mais de 140 municípios potiguares neste sábado (10) e resultou na aplicação de 23.860 doses de vacina contra o vírus Influenza, segundo dados da plataforma RN+ Vacina atualizados até 13h. A ação, que integra a campanha nacional do Ministério da Saúde, teve como objetivo ampliar a cobertura vacinal dos grupos prioritários em todo o país.

No Rio Grande do Norte, o destaque foi para os municípios de Natal (2.262 doses), Parnamirim (1.694) e Ceará-Mirim (1.309), que lideraram o ranking de aplicação de vacinas no estado. Outras cidades com alta adesão foram Macaíba (829), Mossoró (783), Nova Cruz (589), Goianinha (588), Touros (569), Nísia Floresta (485) e Umarizal (463).

A abertura oficial da mobilização aconteceu na zona Norte de Natal, no CMEI Dr. Vulpiano Cavalcanti, no conjunto Vila Paraíso, com uma manhã de atividades educativas, apresentações musicais e a presença do personagem Zé Gotinha Potiguar, que animou o público formado por crianças e suas famílias.

“Um dia como esse passa duas mensagens importantes: que o SUS se faz com união e que as pessoas estão retomando a compreensão de que vacinas salvam vidas”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Alexandre Motta.

A campanha de vacinação é voltada para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 60 anos ou mais, profissionais da saúde, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, profissionais da segurança, transporte, entre outros públicos prioritários.

O Rio Grande do Norte, segundo o Ministério da Saúde, já apresentava antes do Dia D uma cobertura vacinal acima da média nacional. “O objetivo a nível nacional é imunizar 80 milhões de pessoas. Por isso estamos aqui fazendo esse movimento em prol da vida. Parabéns ao Rio Grande do Norte pela mobilização”, disse o secretário-adjunto de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Ilano Barreto.

Além de autoridades estaduais e federais, o evento contou com a participação de representantes das secretarias municipais de saúde, educação e entidades médicas. A expectativa da Secretaria de Saúde do RN é que a mobilização contribua para manter o estado entre os que possuem as maiores coberturas vacinais do país.

A campanha de vacinação segue ativa nos postos de saúde municipais para os públicos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo