Portas em automático. O Salão do Turismo: Conheça o Brasil vai decolar! Os visitantes já podem embarcar nessa viagem com paradas de Norte a Sul do país, para descobrir as belezas e encantos dos diversos destinos brasileiros. A partir dessa quinta-feira (08/08), os 26 estados e o Distrito Federal se reúnem, construindo, no Rio de Janeiro, a maior vitrine do turismo nacional. O evento acontece até o dia 11 de agosto, no Riocentro, é gratuito e os ingressos podem ser retirados na plataforma Sympla, clicando AQUI .
O tema central deste ano é “Experiências do Brasil: o turismo responsável e inclusivo impulsionando o desenvolvimento sustentável”, destacando a importância da sustentabilidade no setor, especialmente com a proximidade da COP 30, em 2025, que será sediada em Belém (PA).
Com uma programação intensa nos quatro dias, os visitantes terão contato com as riquezas, a cultura, os roteiros e os principais atrativos desse “Brasilsão”. O objetivo é que os destinos apresentem as tendências e os destaques que irão fazer os brasileiros quererem conhecer ainda mais as belezas do país.
O evento é uma oportunidade para promover e incentivar a estruturação, qualificação e comercialização da oferta turística brasileira, contribuindo para um melhor posicionamento e ampliando a competitividade nos mercados nacional e internacional.
“Estamos abrindo hoje o Salão do Turismo reunindo o melhor do setor, fomentando uma política pública que é fundamental para geração de emprego e renda e que move a economia do país, desde o vendedor de refrigerante na praia, até a rede hoteleira e as companhias aéreas. Temos a certeza que esta edição marcará a história do turismo nacional e consolidará o Brasil como um destino de sucesso”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
O 8º Salão do Turismo: Conheça o Brasil é realizado pelo Ministério do Turismo e outros órgãos do governo federal, em parceria com o Sistema Fecomércio do Rio de Janeiro, Sebrae, Sesc, Senac, a Secretaria de Turismo do Estado e a prefeitura da cidade. Estarão presentes também importantes entidades do setor, como a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), a Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV) e a Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (BRAZTOA).
VITRINE BRASIL – São várias áreas temáticas reunidas nos pavilhões 3 e 4 do Riocentro. No espaço “Vitrine Brasil”, voltado ao design, gastronomia, agricultura familiar, manifestações artísticas e demais atrativos, o público apreciará vários produtos nacionais e também conferir grandes espetáculos e shows, entre outras exposições.
O artesanato terá uma área para apresentar e comercializar produtos e peças de artistas locais que expressam sua cultura e tradições em suas peças. O espaço é apoiado pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) do Sebrae Nacional.
“A gente fica muito honrado de poder estar trazendo o artesanato do Rio de Janeiro, numa feira tão importante de turismo. Eu falo sempre que uma peça de artesanato é a eternização do momento turístico. Todo turista, quando vem, vai visitar algum lugar, ele quer levar um pouquinho daquele local, nem que seja um chaveirinho para recordar aqueles bons momentos”, destacou a artesã, Adriana Soares, do coletivo familiar Cada Caco.
O visitante poderá, também, participar de experiências imersivas do segmento de turismo de aventura e ter o gostinho de ver como os destinos brasileiros podem oferecer uma variedade de atrações. Geoparques, ecoturismo e parques temáticos estão reunidos em um espaço de exploração e conhecimento.
E vai ter muito animação. A área “Brasil em Festas”, traz os principais festejos e manifestações culturais do país, como Carnaval, Bumba Meu Boi e rodas de samba. Tudo isso para celebrar a diversidade brasileira que faz do país o destino perfeito para quem deseja se divertir.
NÚCLEO DO CONHECIMENTO – Debates não vão faltar no Salão do Turismo. Serão cerca de 90 palestras e mais de 40 painéis, com representantes do MTur e demais parceiros, promovendo um grande intercâmbio de informações e troca de experiências, discutindo as políticas públicas do setor e projetos que impulsionam o desenvolvimento do turismo de forma responsável e inclusiva.
Temas como sustentabilidade, COP 30, investimentos no turismo, acessibilidade turística e boas práticas do turismo nacional marcarão os debates entre os dias 8 e 10 de agosto. Na programação, reuniões sobre segurança turística e a Estratégia Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), além do “Encontro de Negócios Sebrae”, que visa fortalecer micro e pequenos empresários do setor turístico, também estão agendadas.
Confira aqui a programação completa.
LANÇAMENTO – A solenidade de abertura do 8º Salão do Turismo acontecerá na sexta-feira (09.08), às 17h, quando será lançado o Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027. O documento tem como objetivo tornar o Brasil líder da recepção de visitantes na América do Sul até 2027, tendo no turismo um grande vetor de desenvolvimento sustentável e de geração de emprego e renda à população.
REUNIÕES INSTITUCIONAIS – Durante o evento, serão realizadas reuniões do Conselho Nacional de Turismo (CNT), do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) e o I Seminário Nacional de Regionalização do Turismo 2024. Esses encontros visam promover a integração, o diálogo e a troca de experiências entre representantes do turismo de todo o país.
EXPERIÊNCIAS MUSICAIS – As atrações musicais fazem parte das experiências do Salão do Turismo. Ao logo de todo o evento, o público poderá apreciar apresentações artísticas regionais que fazem parte da cultura e do folclore local ( Confira aqui algumas das atrações ), além de shows nacionais que encerrarão todas as noites no Rio Centro. Para prestigiar, o visitante deverá estar inscrito, por meio da plataforma Sympla, como participante e, no dia do show, ao visitar a exposição, retirar uma pulseira que dará acesso a apresentação do artista nacional.
Vale lembrar que os ingressos são limitados, sujeito a lotação e o line-up será divulgado nas redes oficiais do MTur! Fique de olho!
MEMÓRIA – Como uma estratégia de internacionalizar a promoção turística do país, a 8° edição do Salão do Turismo será marcada pela produção de uma publicação contendo informações e fotografias especiais sobre as experiências e tudo que foi apresentado durante o evento que se consolida entre as maiores feiras do turismo no país. O livro será distribuído em todas as Embaixadas do Brasil no mundo, funcionando como mais um atrativo para promover o turismo nacional.
Quer saber mais? Acesse o site do evento.
Por: Ministério do Turismo