Turismo

TURISMO: Gestão de Olho D’água do Borges apresenta o Inventário Turístico do município neste dia 05

O Inventário foi construído pelo Curso de Turismo da UFRN com a participação de representantes da gestão municipal.

Professores e equipe formada por alunos do Curso de Turismo farão a apresentação do Inventário às 20h00 deste dia 05 no Átrio da Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

Diante disso, o Prefeito Municipal e os Secretários de Turismo e de Desenvolvimento Econômico Emitiram Convites, através dos quais convidam toda a população para se fazer presente.

O QUE É O INVENTÁRIO TURÍSTICO

inventário turístico é um instrumento fundamental de planejamento e gestão que consiste no levantamento e registro detalhado de todos os elementos que compõem a oferta turística de um determinado local. 

Trata-se de um compilado abrangente de informações sobre: 

  • Atrativos turísticos: Recursos naturais (praias, parques, cachoeiras) e culturais (monumentos, museus, eventos, manifestações imateriais).
  • Equipamentos e serviços turísticos: Meios de hospedagem, restaurantes, agências de viagens, transportes, guias, comércios, entre outros.
  • Infraestrutura de apoio: Instalações e serviços públicos e privados essenciais tanto para residentes quanto para visitantes, como saneamento básico, saúde, segurança, energia e acessibilidade. 

Para que serve?

O inventário turístico serve como a base de dados para a tomada de decisões estratégicas por parte dos gestores públicos e privados: 

  • Planejamento e Ordenamento: Permite um diagnóstico realista para o desenvolvimento e ordenamento dos espaços e atividades turísticas.
  • Promoção e Divulgação: Ajuda a identificar as características únicas e competitivas do destino, facilitando sua divulgação no mercado.
  • Desenvolvimento Sustentável: Possibilita a definição de prioridades para os recursos disponíveis e o incentivo ao turismo sustentável.
  • Base para Políticas Públicas: É um documento, muitas vezes exigido pelo Ministério do Turismo do Brasil, que fornece dados relevantes para indicadores socioeconômicos e a criação de um Plano Municipal de Turismo. 

É bom lembrar que o Turismo de Olho D’água do Borges estava no obscurantismo até 2017, mas foi desbravado com a criação em 2018 da Secretaria Municipal de Turismo que, logo, trabalhou e inseriu o município no Mapa do Turismo Brasileiro, um feito considerado inédito. Vale ressaltar que todo o trabalho foi realizado somente pela a equipe da Secretaria de Turismo e do Conselho Municipal de Turismo.

O Mapa é imprescindível, mas a atual gestão encontrou a Secretaria de Turismo legalizada pela legislação municipal, estadual e federal.

Contudo, parabenizo a gestão municipal pela construção do Inventário, através do Departamento de Turismo da insigne Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Com informações do Vereador João Maria PT

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo