O Inventário foi construído pelo Curso de Turismo da UFRN com a participação de representantes da gestão municipal.
Professores e equipe formada por alunos do Curso de Turismo farão a apresentação do Inventário às 20h00 deste dia 05 no Átrio da Igreja de Nossa Senhora da Conceição.
Diante disso, o Prefeito Municipal e os Secretários de Turismo e de Desenvolvimento Econômico Emitiram Convites, através dos quais convidam toda a população para se fazer presente.
O QUE É O INVENTÁRIO TURÍSTICO
O inventário turístico é um instrumento fundamental de planejamento e gestão que consiste no levantamento e registro detalhado de todos os elementos que compõem a oferta turística de um determinado local.
Trata-se de um compilado abrangente de informações sobre:
- Atrativos turísticos: Recursos naturais (praias, parques, cachoeiras) e culturais (monumentos, museus, eventos, manifestações imateriais).
- Equipamentos e serviços turísticos: Meios de hospedagem, restaurantes, agências de viagens, transportes, guias, comércios, entre outros.
- Infraestrutura de apoio: Instalações e serviços públicos e privados essenciais tanto para residentes quanto para visitantes, como saneamento básico, saúde, segurança, energia e acessibilidade.
Para que serve?
O inventário turístico serve como a base de dados para a tomada de decisões estratégicas por parte dos gestores públicos e privados:
- Planejamento e Ordenamento: Permite um diagnóstico realista para o desenvolvimento e ordenamento dos espaços e atividades turísticas.
- Promoção e Divulgação: Ajuda a identificar as características únicas e competitivas do destino, facilitando sua divulgação no mercado.
- Desenvolvimento Sustentável: Possibilita a definição de prioridades para os recursos disponíveis e o incentivo ao turismo sustentável.
- Base para Políticas Públicas: É um documento, muitas vezes exigido pelo Ministério do Turismo do Brasil, que fornece dados relevantes para indicadores socioeconômicos e a criação de um Plano Municipal de Turismo.
É bom lembrar que o Turismo de Olho D’água do Borges estava no obscurantismo até 2017, mas foi desbravado com a criação em 2018 da Secretaria Municipal de Turismo que, logo, trabalhou e inseriu o município no Mapa do Turismo Brasileiro, um feito considerado inédito. Vale ressaltar que todo o trabalho foi realizado somente pela a equipe da Secretaria de Turismo e do Conselho Municipal de Turismo.
O Mapa é imprescindível, mas a atual gestão encontrou a Secretaria de Turismo legalizada pela legislação municipal, estadual e federal.
Contudo, parabenizo a gestão municipal pela construção do Inventário, através do Departamento de Turismo da insigne Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Com informações do Vereador João Maria PT



