Saúde

RN aumenta cobertura de quase todas as vacinas de rotina em 2024, aponta Sesap

Este município deveria divulgar todas as vacinas recebidas do Ministério da Saúde, pois ao longo dos anos vem propagando apenas vacinas contra Gripe e Covid-19. Com a palavra a nova Secretária de Saúde deste município que tem uma vasta experiência na área.

Vacinas distribuídas pelo SUS:


Meningocócica C (conjugada)

BCG

Hepatite A

Hepatite B

Penta (DTP/Hib/Hep. B)

Pneumocócica 10 valente

Vacina Inativada Poliomielite (VIP)

Vacina Oral Poliomielite (VOP)

Vacina Rotavírus Humano (VRH)

  • Febre amarela
  • Tríplice viral
  • Tetraviral
  • DTP (tríplice bacteriana)
  • Varicela
  • HPV quadrivalente
  • dT (dupla adulto)
  • dTpa (DTP adulto)
  • Menigocócica ACWY
  • Quais dessas vacinas são usadas neste município

Em 2024, o Rio Grande do Norte voltou a registrar crescimento em sua cobertura vacinal, conforme revelam os dados do programa estadual de imunização da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

O estado alcançou um aumento significativo na aplicação de 18 das 19 vacinas do calendário vacinal. Os dados consolidam a tendência positiva registrada nos anos recentes. A única exceção em 2024 foi a vacina contra a varicela, que manteve uma cobertura estável em torno dos 60% do público-alvo.

Destacam-se os desempenhos das vacinas para BCG, hepatite B, pneumo 10 e meningo C, todas superando os 90% de cobertura vacinal, com a BCG alcançando 99,43% do público-alvo. Além disso, outras oito vacinas atingiram 80% de cobertura, demonstrando o sucesso das estratégias de imunização implementadas no estado.

A evolução nos índices de vacinação de crianças de até um ano de idade apresentou um crescimento significativo de 2023 para 2024, a exemplo da vacina BCG, cuja cobertura passou de 79,45% para 99,43%, da tríplice viral, que aumentou de 88,36% para 95,14%, e a vacina contra a hepatite B, que saltou de uma cobertura de 83,19% em 2023 para 96,81% em 2024. 

A coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, Diana Rêgo, relembra o trabalho desenvolvido nos últimos anos. “O Rio Grande do Norte alcançou uma melhoria expressiva na cobertura de diversos imunizantes. Conseguimos reverter a tendência de queda na vacinação por meio de várias ações integradas, em parceria com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde, as secretarias de Educação e Comunicação, instituições de ensino, e com o apoio fundamental do Ministério da Saúde, idealizador das campanhas”, afirma ela.

A coordenadora destaca ainda o projeto Vacina Mais Potiguar, cujo principal objetivo é resgatar a cultura da vacinação. “Observamos que, a partir de 2017, houve uma queda na procura por vacinas. Para reverter esse cenário, implementamos diversas estratégias que incentivam a população a buscar espontaneamente a imunização”, complementa Diana.

Além das campanhas voltadas ao público em geral, foram realizadas ações específicas como o microplanejamento e o monitoramento da vacinação extramuro, direcionadas a escolas e empresas. A expectativa é continuar com essas iniciativas, capacitar os profissionais e acompanhar as estratégias em cada território, assegurando a manutenção do crescimento dos índices de vacinação no estado.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo