O Rio Grande do Norte anunciou nessa segunda-feira (11) mais de R$ 130 milhões em investimentos para modernizar o Porto de Natal, com apoio do Governo Federal e do setor privado. As ações incluem a dragagem do canal de acesso, reforma de armazéns com usina fotovoltaica, construção de defensas na Ponte Newton Navarro e instalação de dolfins, além de estudos para implantação do Porto-Indústria Verde, voltado à energia eólica offshore, hidrogênio verde e múltiplos usos.
As obras visam ampliar a capacidade operacional, aumentar a segurança da navegação e impulsionar as exportações potiguares, que ainda dependem de portos vizinhos. O projeto do Porto-Indústria Verde, estimado em R$ 5,6 bilhões por meio de parceria público-privada, promete fortalecer a economia local e consolidar o estado como polo estratégico na transição energética.
O evento também marcou o lançamento da exportação da safra 2025/2026 de frutas, com expectativa recorde de 300 mil toneladas. Para a governadora Fátima Bezerra, os investimentos representam um marco histórico no desenvolvimento logístico e econômico do RN, enquanto o ministro Silvio Costa Filho ressaltou a retomada de obras essenciais, como a dragagem, que não era feita desde 2009.
Além das obras, a agenda também inclui o anúncio de um estudo para definição de alternativas tecnológicas e de logística integrada no estado, com análise socioeconômica e ambiental. O estudo visa o planejamento logístico do Rio Grande do Norte e o licenciamento ambiental do futuro Porto-Indústria Verde — voltado à energia eólica offshore, hidrogênio verde e múltiplos usos.
Os estudos contam com investimento estimado em R$ 11,6 milhões, oriundos da União por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). A previsão é que sejam iniciados em agosto de 2025 e concluídos em setembro de 2027.
O ministro Silvio Costa Filho relembrou a retomada dos investimentos pelos atuais governos federal e estadual: “Este é um estado de grande importância econômica na federação, mas que infelizmente perdeu muitas oportunidades de crescimento nos últimos anos. No governo anterior, não houve nenhum investimento relevante no Porto do RN em quatro anos. Os que foram feitos são fruto dos governos do presidente Lula e da presidenta Dilma. Sua dragagem é essencial para a manutenção do escoamento da produção, não era feita desde 2009 — ou seja, há quase 15 anos. A governadora Fátima Bezerra nos procurou para a recuperação das defensas da Ponte Newton Navarro e a realização da dragagem do porto, obras que irão contribuir para o desenvolvimento do estado e o aumento da capacidade de escoamento da produção local”.
O evento também marcou o lançamento da exportação da safra 2025/2026 de frutas, com expectativa recorde de 300 mil toneladas movimentadas. A retomada é fruto da parceria articulada pelo Governo do Estado entre a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) e a Agrícola Famosa, fortalecendo o papel do Porto de Natal como referência nacional na exportação de frutas.
Defensas da ponte
Segundo o Diretor-presidente da Codern Paulo Henrique Macedo, as melhorias fazem parte de um conjunto de ações que visam modernizar a infraestrutura portuária e ampliar sua capacidade operacional. “Estamos revitalizando o porto em todos os sentidos. A obra das defensas da ponte, por exemplo, permitirá operação 24 horas por dia — algo que hoje não é possível — com investimento estimado em R$ 50 milhões”, destacou acrescentando que a dragagem encontra-se em fase final de licitação e as defesas da ponte estão sendo transferidas do DNIT para execução direta da Codern”.
RN retoma protagonismo logístico e portuário


Fonte: Diassis Oliveira – Jornalista da ASSECOM/RN