Por Gabriel Gomes
ICL Notícias
A repercussão nas redes sociais da ação da Polícia Federal contra Jair Bolsonaro (PL), na manhã de sexta-feira (18), foi majoritariamente negativa para o ex-presidente, que terá que usar tornozeleira eletrônica, por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com levantamento do analista de redes Pedro Barciela, o debate foi amplamente dominado por postagens críticas a Bolsonaro, com comemorações pelo uso da tornozeleira.
Segundo o monitoramento, 94% dos conteúdos sobre a ação foram “potencialmente negativos para Jair Bolsonaro”, enquanto apenas 6% eram de apoio ao ex-presidente. A maior parte das publicações (41%) eram de comemoração pela ação da PF e expectativas de prisão.
Nas redes, um dos termos mais utilizados foi a expressão “grande dia”, utilizada por muitos perfis críticos ao ex-presidente e também por políticos e autoridades, que se manifestaram nesta sexta-feira. Por volta das 11h30 da manhã de hoje, os termos “Grande Dia”, “Bolsonaro preso”, “Sextou” e “#Bolsonaronacadeiajá”, estavam entre os assuntos mais comentados da rede social “X”.
“Celebra a operação como um “grande dia”, com repetidas referências a “sextou”, festas, churrascos, e alegria generalizada. Muitos desejam que a operação leve à prisão de Jair Bolsonaro e à sua responsabilização judicial, com alusão à tornozeleira eletrônica, à Papuda e à perda de direitos políticos” diz a análise de Pedro Barciela.
Assuntos mais comentados do ‘X’ por volta das 11h30 da manhã desta sexta-feira (18). (Foto: Reprodução)
Logo em seguida, 23% das postagens fizeram referências à tentativa de golpe de Estado (23%); 14% citam comparações com Lula e críticas seletivas à Justiça; 12% fazem menções a Alexandre de Moraes, STF e instituições; e 10% são de citações internacionais e conexões com Trump. Dos conteúdos favoráveis ao ex-presidente, uma boa parte menciona a operação como uma suposta “perseguição política”.
Ação da PF contra Bolsonaro
Jair Bolsonaro (PL) foi alvo de buscas realizadas pela Polícia Federal. Além de enfrentar um processo por acusação de liderar uma trama golpista, ele também é foco de outras investigações conduzidas pelo órgão.
Com a tornozeleira eletrônica, o ex-presidente Jair Bolsonaro passará a ser monitorado pelas autoridades às vésperas do julgamento da trama golpista, que poderá levá-lo à prisão. Bolsonaro está proibido de sair durante a noite. Ele também não pode se aproximar de embaixadas e conversar com outros investigados.
94% dos conteúdos sobre a ação foram “potencialmente negativos para Jair Bolsonaro”, enquanto apenas 6% eram de apoio ao ex-presidente. (Foto: Reprodução)
A Polícia Federal comunicou ao Supremo Tribunal Federal que apreendeu a cópia da petição inicial da ação que a plataforma de vídeos Rumble move contra o ministro do STF, Alexandre do Moraes. A PF apreendeu ainda um pendrive escondido em um banheiro da casa de Bolsonaro, segundo agentes informaram ao STF. O material foi levado para o laboratório da PF e será periciado pela polícia científica.
Memes invadem as redes sociais
Diante da ação da Polícia Federal contra Jair Bolsonaro, diversos memes circularam nas redes sociais, sobretudo com críticas irônicas ao ex-presidente. Confira abaixo alguns memes que viralizaram nas redes sociais:




Uma publicação compartilhada por LEVANTE POPULAR DA JUVENTUDE