Política

Presidente Hugo Motta diz que não vai pautar “anistia” no momento; antes do anúncio, o paraibano teve diálogo com o STF

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), não deve pautar neste momento o Projeto de Lei (PL) da Anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro, mesmo com o alcance dos apoios necessários para a urgência e a pressão dos bolsonaristas.

A avaliação feita pelo Centrão é de que Motta vai continuar, ao menos por ora, a negociação com integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) e do governo Lula em busca de alternativas ao texto.

Líderes confirmam que o presidente da Câmara iniciou, há algumas semanas, esses diálogos a fim de encontrar uma saída.

Desde a campanha ao comando da Câmara, Motta sempre defendeu que pautas polêmicas não seriam uma prioridade para ele. Uma das ressalvas em dar andamento ao texto é justamente a divisão da sociedade e do Congresso em relação ao tema da anistia. Apesar de alcançar 257 assinaturas de deputados, o avanço no Senado é incerto.

As últimas duas pesquisas divulgadas sobre o tema, da Quaest e do Datafolha, mostraram que 56% da população é contrária à anistia aos envolvidos nos atos de 8 de Janeiro.

A discussão sobre a anistia será debatida em uma reunião de líderes da Câmara prevista para a semana depois da Páscoa. Até lá, os diálogos entre os Três Poderes devem seguir em busca de uma resolução.

De acordo com dados fornecidos STF, atualmente, há 144 presos pelos atos do 8 de Janeiro, sendo 55 presos provisórios, 84 definitivos e cinco em prisão domiciliar.

Um dos impasses que envolve o projeto é justamente o alcance da anistia. No último relatório, quando a proposta ainda estava na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, a anistia abrangeria todos os envolvidos em atos realizados de 30 de outubro de 2022 a 8 de janeiro de 2023. Neste cenário, um dos beneficiários poderia ser 0 ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Além dele, ex-ministros do governo anterior e generais da alta patente das Forças Armadas poderiam usufruir dos benefícios.

Blog do Jair Sampaio

DESTE BLOG: Anistia é o remédio para se perdoar inocentes; jamais golpistas e perturbadores da ordem pública.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo