O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado nessa quarta-feira (2/4), tem o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e reforçar a importância da inclusão.
A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e dá início à campanha Abril Azul. O tema da campanha nacional em 2025 é “Informação gera empatia, empatia gera respeito!”. A frase reforça que o conhecimento é o melhor caminho para derrubar preconceitos e promover respeito e inclusão para pessoas autistas.
Pensando no acolhimento e no reconhecimento de direitos da pessoas com TEA, o INSS tem investido no bem-estar também desse público, criando salas multissensoriais em várias unidades de atendimento. Essas salas servem como um refúgio do ambiente externo para pessoas com hipersensibilidade e dificuldade em lidar com informações visuais, sonoras ou toques. Nesses ambientes, há espaços individuais e adaptados, com itens como brinquedos, livros, abafadores, almofadas e tapetes sensoriais, além de iluminação regulável e atenuação de ruídos.
Em março e abril, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, visitou dois desses espaços, instalados nas Agências São Bernardo do Campo, em São Paulo, e Joinville, em Santa Catarina.
De acordo com Lupi, as salas foram criadas para respeitar quem merece ser respeitado, como é o caso das pessoas com Transtorno do Espectro Autista. “Quem convive com uma criança um pouco mais agitada sabe a importância de ter um cantinho, [de ela ficar] brincando enquanto o pai ou a mãe está resolvendo o que tem que ser resolvido”, ressaltou.
Atualmente, existem 14 salas sensoriais em todo o País: Juazeiro, Fortaleza, Timbaúba e Santo Antônio de Jesus, no Nordeste; São Bernardo do Campo, Guarulhos, Vila Velha, Montes Claros, Praça da Bandeira e Duque de Caxias, no Sudeste; Ponta Grossa e Joinville, no Sul; e Rio Branco e Paraopebas, no Norte. Além das salas, também estão sendo distribuídos, para as demais unidades do INSS, kits itinerantes que contêm produtos lúdicos e interativos. Esses recursos auxiliam os profissionais no atendimento personalizado e na criação de vínculos mais empáticos com as pessoas com TEA e suas famílias.
Para saber quais benefícios podem ser concedidos às pessoas dentro do Transtorno do Espectro Autista, clique aqui .