
Foi realizada na noite de terça-feira a Conferência de abertura do período de Planejamento Pedagógico para o semestre, o Reconecta 2025.2, que tem como tema “Mapas novos para caminhos inacabados: a docência no labirinto dos formatos”.
A reitora Cicília Maia deu as boas-vindas ao semestre 2025.2. “Sabemos do esforço de cada um e cada uma para garantir um ensino de qualidade em contextos desafiadores conciliando atividades de sala de aula com pesquisa, extensão e gestão. Deixo aqui todo o nosso reconhecimento e gratidão”, declarou.
“A semana de planejamento pedagógico vem justamente buscar que possamos discutir temas para que possamos construir de forma coletiva o semestre 2025.2”, acrescentou
A reitora destacou o tema do semestre 2025.2 “Mapas novos para caminhos inacabados: A docência no labirinto dos formatos”. “Esse tema escolhido para conduzir as nossas discussões é bastante oportuno e pertinente e nos convida a revisitar as nossas práticas”, declarou.
O professor Rosenilson Santos, coordenador do Fórum de Chefes de Departamentos, disse que a abertura do semestre é um momento de expectativas. “É um momento em que os colegiados se ouvem e se possibilitam pensar, avaliar e projetar o futuro. Quero destacar a importância dos chefes de departamentos que conduzem a semana de planejamento”, complementou.
O diretor de educação à distância da Uern, professor Dr. Giann Ribeiro, desejou um bom início de semestre. “Espero que estejam com as baterias recarregadas para um semestre pleno e de muita energia”, frisou.
A estudante Gisele Costa, segunda coordenadora geral do Diretório dos e das Estudantes (DCE) da Uern, desejou um semestre de êxito. “Dizer a todos os estudantes que aproveitem tudo que a universidade pode oferecer”, declarou.
O professor Dr Marcílio Falcão, presidente do Fórum dos Diretores e das Diretoras da Uern, celebrou a abertura do semestre com um calendário voltado para a aprendizagem. “Faço votos que o semestre seja tranquilo e o Fórum de Diretores e Diretoras sempre acompanhando dos nossos chefes na sua dimensão pedagógica porque o nosso objetivo que tanto a formação inicial como a continuada seja de qualidade”, declarou.
A pró-reitora de assuntos estudantis Ana Angélica Nogueira disse que os estudantes estão ansiosos para o retorno. “Nesse momento deixo o convite para os nossos estudantes possam estar conosco no nosso Seminário de Ambientação Acadêmica a partir do dia 4”, frisou.
Ela disse ainda que será uma oportunidade para conhecer a universidade.
A pró-reitora de ensino de graduação Fernanda Abreu lembrou que a Uern é uma comunidade de 12 mil pessoas. “Esse semestre só existe porque nós temos grandes equipes que trabalham de forma intermitente. Esse é um momento muito feliz, de reinício”, avaliou.
A aula magna de abertura do semestre foi realizada pela professora Dra. Daniela da Costa Britto Pereira Lima da Universidade Federal de Goiás (UFG) que abordou o tema “Formato de Oferta de Cursos na Educação Superior: Currículos e Formatos Docentes, possibilidades e desafios”.
A mediação da aula magna foi de Fernanda Abreu e pela professora Dra. Ciclene Alves.
Na aula a professora Daniela destacou o trabalho do Grupo de Estudos em EaD, que ela coordena na UFG, que está construindo o observatório em educação à distância. “Sempre que a gente vai falar da educação com tecnologias a gente não pode desvincular da formação para a cidadania digital, o que a gente chama de e-cidadania porque não tem como formar estudantes na educação superior sem transversalizar a formação para o uso do digital para compreender esse mundo digital que a gente vive carregado de fake news e pós-verdade”, avaliou.
Daniela destacou ainda a importância do olhar digital e sugeriu investimentos em formação de professores e na construção coletiva de grupos trabalho.
A professora Ciclene Alves elogiou a fala de Daniela. “Uma questão que fica desses desafios que Daniela tão bem colocou é como o futuro se desenha diante daquilo que temos hoje como docente”, frisou.
O evento faz parte do Reconecta 2025.2.