NOVAS PROGRAMAS EDUCACIONAIS DO GOVERNO LULA

MELHORIA DA EDUCAÇÃO: Rede Estadual mobiliza educadores em formação para recomposição da aprendizagem

A rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte iniciou uma intensa jornada de formação voltada à avaliação e recomposição da aprendizagem. Promovida pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC), a ação faz parte do Projeto Gestão para Aprendizagem e reúne educadores em quatro polos regionais — Mossoró, Caicó e dois em Natal.

Durante dois dias de atividades em cada polo, professores de Língua Portuguesa e Matemática do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, juntamente com coordenadores pedagógicos, irão participar de oficinas com foco na análise de dados da avaliação diagnóstica realizada pela rede. O objetivo é apoiar o planejamento colaborativo de sequências didáticas e fortalecer estratégias pedagógicas com vistas à recomposição das aprendizagens dos estudantes.

“O compromisso com a aprendizagem dos nossos estudantes exige ação intencional e foco na equidade. A formação propõe justamente isso: transformar dados em ação pedagógica, valorizando o protagonismo dos nossos professores”, afirma a secretária de Estado da Educação, professora Socorro Batista.

Com ênfase na justiça educacional, os encontros formativos buscam assegurar que nenhum aluno fique para trás, promovendo práticas pautadas no direito de aprender. A proposta é integrar avaliação, planejamento e ação docente como pilares de uma rede que se move por evidências e pela colaboração.

O cronograma da formação foi organizado por polos e etapas, de acordo com o seguinte calendário:

  • 01 e 02 de julho – Polo 4 (Mossoró | Ensino Fundamental) e Polo 3 (Caicó | Ensino Médio)
  • 03 e 04 de julho – Polo 4 (Mossoró | Ensino Médio) e Polo 3 (Caicó | Ensino Fundamental)
  • 07 e 08 de julho – Polo 1 (Natal | Ensino Médio) e Polo 2 (Natal | Ensino Fundamental)
  • 09 e 10 de julho – Polo 1 (Natal | Ensino Fundamental) e Polo 2 (Natal | Ensino Médio)

A iniciativa integra o esforço coletivo da rede potiguar para consolidar uma cultura educacional baseada em evidências, intencionalidade pedagógica e formação continuada.

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