MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC)

MEC lança série de videoaulas em parceria com o YouTube

Videoaulas abordarão desde a interpretação de textos até a construção da redação, enfatizando o domínio das competências avaliadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio. Conteúdo já está disponível no canal do MEC

O Ministério da Educação (MEC) iniciou uma parceria com o YouTube para lançar uma série de videoaulas sobre redação voltadas ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O conteúdo publicado aborda desde a interpretação de textos até a construção da redação, em si, enfatizando o domínio das competências avaliadas no Enem. A série foi publicada nesta terça-feira, 21 de outubro, no canal do MEC e do YouTube Edu.

Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, a iniciativa reforça o compromisso do MEC em democratizar a preparação para o Enem, que cumpre um papel fundamental na promoção da inclusão e da igualdade de oportunidades no país. “O Enem é a maior porta para a educação superior no Brasil e representa um caminho de oportunidades para transformar vidas por meio da educação. A parceria com o YouTube é mais uma iniciativa do Ministério da Educação que surge como aliada a milhões de jovens em todo o país”.

As videoaulas foram gravadas com o professor Noslen Borges, o maior criador de conteúdo de língua portuguesa do Brasil e do mundo. São seis aulas elaboradas para apoiar os estudantes de todo o país que farão o Enem. A última aula do curso contou com a correção de uma redação que recebeu a nota máxima, mostrando como é feito o trabalho dos corretores do exame.

Para ampliar as ferramentas que apoiam os estudantes nos estudos para o Enem, neste mês, o MEC lançou também a Cartilha do Participante 2025 e a plataforma MEC Enem. O aplicativo é uma ferramenta gratuita e disponibiliza simulados; questões de provas anteriores; correção automatizada de redação por inteligência artificial; trilhas personalizadas de estudo; e assistente virtual para a organização do cronograma de preparação.

Aulão – No sábado (18), em São Bernardo do Campo (SP), o ministro Santana, acompanhado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou de aulão para o Enem promovido em parceria com a Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP). A iniciativa é mais uma das ações do MEC para fortalecer a equidade educacional, estimulando o interesse pelo exame e oferecendo oportunidades concretas para os estudantes se prepararem para o ingresso na educação superior. O evento contou com aulas de física e redação, ministradas, respectivamente, pela professora Sônia Guimarães, primeira mulher negra doutora em física do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), e pela professora Lívia Eduarda, do cursinho popular Professora Clarice, em Salvador, além de intervenções de autoridades do Governo do Brasil.

Assessoria de Comunicação Social do MEC

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo