Videoaulas abordarão desde a interpretação de textos até a construção da redação, enfatizando o domínio das competências avaliadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio. Conteúdo já está disponível no canal do MEC
O Ministério da Educação (MEC) iniciou uma parceria com o YouTube para lançar uma série de videoaulas sobre redação voltadas ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O conteúdo publicado aborda desde a interpretação de textos até a construção da redação, em si, enfatizando o domínio das competências avaliadas no Enem. A série foi publicada nesta terça-feira, 21 de outubro, no canal do MEC e do YouTube Edu.
Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, a iniciativa reforça o compromisso do MEC em democratizar a preparação para o Enem, que cumpre um papel fundamental na promoção da inclusão e da igualdade de oportunidades no país. “O Enem é a maior porta para a educação superior no Brasil e representa um caminho de oportunidades para transformar vidas por meio da educação. A parceria com o YouTube é mais uma iniciativa do Ministério da Educação que surge como aliada a milhões de jovens em todo o país”.
As videoaulas foram gravadas com o professor Noslen Borges, o maior criador de conteúdo de língua portuguesa do Brasil e do mundo. São seis aulas elaboradas para apoiar os estudantes de todo o país que farão o Enem. A última aula do curso contou com a correção de uma redação que recebeu a nota máxima, mostrando como é feito o trabalho dos corretores do exame.
Para ampliar as ferramentas que apoiam os estudantes nos estudos para o Enem, neste mês, o MEC lançou também a Cartilha do Participante 2025 e a plataforma MEC Enem. O aplicativo é uma ferramenta gratuita e disponibiliza simulados; questões de provas anteriores; correção automatizada de redação por inteligência artificial; trilhas personalizadas de estudo; e assistente virtual para a organização do cronograma de preparação.
- Leia mais: Enem 2025: disponível cartilha da redação
- Leia mais: Aplicativo MEC Enem apresenta questões e simulados do exame
Aulão – No sábado (18), em São Bernardo do Campo (SP), o ministro Santana, acompanhado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou de aulão para o Enem promovido em parceria com a Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP). A iniciativa é mais uma das ações do MEC para fortalecer a equidade educacional, estimulando o interesse pelo exame e oferecendo oportunidades concretas para os estudantes se prepararem para o ingresso na educação superior. O evento contou com aulas de física e redação, ministradas, respectivamente, pela professora Sônia Guimarães, primeira mulher negra doutora em física do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), e pela professora Lívia Eduarda, do cursinho popular Professora Clarice, em Salvador, além de intervenções de autoridades do Governo do Brasil.
Assessoria de Comunicação Social do MEC