Justiça

Secretário do TJRN explica app para facilitar o acesso do cidadão aos serviços judiciais; entenda

Com o objetivo de modernizar e aproximar os serviços judiciais da população, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) lançou o aplicativo Justiç@RN, que está disponível gratuitamente na App Store (iOS) e na Play Store (Android) oferecendo serviços como consulta processual eletrônica, emissão de certidões e consulta de precatórios, todos apresentados em linguagem simples e acessível.

Em entrevista ao programa Tribuna Livre, da Jovem Pan News Natal, o secretário de Tecnologia da Informação do TJRN, Gerânio Gomes, destacou que o desenvolvimento do aplicativo partiu da necessidade de tornar o Judiciário mais próximo do cidadão.

Segundo ele, com mais de 263 milhões de dispositivos móveis em uso no Brasil, a maioria utilizado por jovens e adultos, foi possível criar um aplicativo leve, moderno e alinhado às diretrizes tecnológicas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Os advogados terão funcionalidades exclusivas como solicitação de sustentação oral, solicitação de certidões para prorrogação de prazo, envio de memoriais, acesso ao PJe (Processo Judicial eletrônico) e SAJ (Sistema de Automação do Judiciário), calendário de plantões, sessões plenárias e das Câmaras, custas, jurisprudências, súmulas, depósitos e demais serviços e informações.

Linguagem acessível e inclusão

Um dos diferenciais do app é o cuidado com a linguagem. O secretário explicou que o setor de comunicação do TJRN teve papel essencial na tradução de termos jurídicos, muitas vezes complexos, para uma linguagem mais clara e compreensível. Isso permite, por exemplo, que o cidadão entenda melhor decisões e despachos judiciais, e em alguns casos, ingresse com ações sem a necessidade de um advogado.

Ele destacou ainda que o aplicativo já foi “baixado” em mais de 800 aparelhos e que a intenção é ampliar ainda mais seu alcance e funcionalidade.

Acesso sem cadastro e canal de comunicação

A maior parte dos serviços do aplicativo pode ser acessada sem a necessidade de cadastro. No entanto, usuários cadastrados podem enviar solicitações de correção, fazer sugestões, críticas ou elogios diretamente pela plataforma.

Atendimento no interior

A versão atual do aplicativo já conta com um canal que permite acesso direto a todas as unidades do Poder Judiciário do RN, por meio da funcionalidade chamada “Balcão Judiciário”. Por lá, o cidadão pode se comunicar diretamente com os servidores da comarca desejada. Segundo Gerânio, o TJRN já discute com seus gestores a ampliação desse serviço nas próximas atualizações do aplicativo

Tribuna do Norte

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo