Presidente fez críticas indiretas a Bolsonaro durante lançamento do Plano Safra 2025-2026 e defendeu o ministro Fernando Haddad
“Nunca vou pedir para vocês fazerem PIX para mim. Guardem o dinheiro para pagar os funcionários. Não quero PIX e jamais vou pedir anistia antes de ser condenado. Quem é frouxo não deveria fazer bobagem”, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta terça-feira 1º, durante o lançamento do Plano Safra 2025-2026, no Palácio do Planalto.
O evento reuniu produtores rurais e marcou o anúncio de até R$ 516 bilhões em crédito, com taxas reduzidas, para médios e grandes agricultores.
Sem citar nomes, Lula fez referência a ações ligadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que teve apoiadores promovendo vaquinhas via PIX para pagamento de multas judiciais. Bolsonaro também tem participado de atos que pedem anistia a condenados pelos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023. Ele é réu no Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe.
“Quero que provem que já teve um presidente mais decente com vocês do que este governo”, disse Lula aos produtores rurais. Nas eleições de 2022, Bolsonaro teve mais votos do que Lula nas cidades onde o agronegócio é mais presente. Em busca de aproximação com o setor, Lula tem intensificado os discursos voltados ao segmento.
Durante a fala, o presidente também voltou a defender o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. “Poucos países do mundo têm um ministro com a seriedade que o Haddad tem. Eu vi a quantidade de bravatas que o Paulo Guedes fazia. Ninguém cobrava responsabilidade fiscal, porque ninguém cobrava o teto de gastos”, afirmou.
Lula ainda mencionou propostas do governo federal. “Estamos trabalhando para aprovar a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil”, declarou. Ele também citou o Pé-de-Meia, programa que prevê pagamentos a estudantes que continuem na escola.
Ao final do discurso, o presidente disse que pretende concluir, enquanto estiver na presidência temporária do Mercosul, o acordo comercial com a União Europeia.
Fonte: Agora RN
DESTE BLOG: ‘Jair Tresloucado’ deveria providenciar o seu Plano de Prisão para o próximo decênio.