Vídeos compartilhados nas redes emocionam internautas ao mostrarem cachorrinhos, resgatados das enchentes no Rio Grande do Sul (RS), “nadando” mesmo estando fora da água. Nas imagens, os animais pedalam, ou seja, fazem movimentos de nado.
Em um dos vídeos, é possível escutar uma pessoa falando: “Olha o trauma, olha o trauma, gente. É isso aqui ó, é esse situação que a gente vê. Cada cachorro que sai do barco ficam por horas assim. A gente levante eles no ar, e eles ficam nadando no ar. É desesperador”.
Na web, muitas pessoas se mostraram abaladas com a situação. “Eles lutaram e muito e por suas vidas”, escreveu um. “Um negócio desses me quebra”, disse outro. “O tanto que ele teve que nadar para sobreviver. É muito sofrimento e desespero que ele passou”, desabafou um terceirou.
Mais de 10 mil animais já foram resgatados das enchentes no RS
De acordo com boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, divulgado sábado (11), mais de 10,3 mil animais de estimação e silvestres já foram resgatados das enchentes no estado.
Os dados são da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema/RS) e do Grupo de Respostas a Animais em Desastres (Grad) composto por voluntários de várias áreas de atuação de entidades de defesa dos animais.
Entre os animais resgatados, está o cavalo apelidado de Caramelo, devido à cor de sua pelagem, que estava ilhado em cima de um telhado no bairro Mathias Velho, em Canoas. Os regaste foi realizado pelos militares do Corpo de Bombeiros de São Paulo, com auxílio da Brigada Militar do estado, na quinta-feira (8).