O deputado federal Paulo Pimenta é nomeado ministro da Pasta
O governo federal anunciou hoje a criação da Secretaria Extraordinária da Presidência da República de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, e o escolhido para liderar essa empreitada é o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS).
Paulo Pimenta assumirá a nova secretaria com status de ministro, e para isso, vai deixar o posto atual de ministro da Secretaria de Comunicação Social. A cerimônia de posse foi marcada por anúncios de medidas de auxílio às famílias atingidas pelas chuvas e cheias no estado.
O deputado, que é gaúcho e figura importante do PT no Rio Grande do Sul, já estava envolvido nas ações de resposta à catástrofe que atingiu o estado. Agora, ele terá a missão de coordenar as ações federais e o diálogo com os demais ministérios, governo gaúcho e prefeituras.
Com toda essa responsabilidade, não é surpresa que o deputado seja cotado como possível candidato ao governo gaúcho ou ao Senado em 2026. Será que estamos vendo nascer uma nova estrela política?
Ao anunciar as medidas de auxílio, Pimenta ressaltou que 75 municípios gaúchos já solicitaram ajuda humanitária ao governo federal e já estão recebendo apoio imediato. Os repasses ultrapassam os R$ 100 milhões, visando garantir às comunidades afetadas o básico para sobreviver.
Resta saber se, com sua nova função, Pimenta será capaz de tirar o estado dessa situação complicada. Pelo visto, a torcida é grande, mas como diz o ditado: “Nem todo herói usa capa, alguns usam mesmo é terno e gravata”.