Olhar diretamente para o sol, mesmo encoberto, pode causar sérias lesões aos olhos e prejudicar a visão. Neste sábado (14), o Rio Grande do Norte terá o privilégio de estar numa posição estratégica para observar o eclipse solar anular. No entanto, o que pouca gente sabe é que isso pode ser suficiente para prejudicar permanentemente a visão e, por isso, alguns cuidados são imprescindíveis para proteger os olhos e evitar riscos à saúde visual.
No momento do eclipse, o sol será coberto quase totalmente pela lua e formará um “anel de fogo” no céu, uma borda fina da estrela, ao redor da silhueta lunar. Natal é uma das capitais brasileiras que poderá melhor observar este fenômeno astronômico tão aguardado. Será possível ver o exato momento em que a Lua ficará inteira em frente ao Sol, cobrindo-o quase em sua totalidade.
“Durante um eclipse solar, se não for feita a proteção adequada, a concentração e intensidade de radiações pode causar uma queimadura na retina, o que poderá ocasionar sério comprometimento da visão. Mesmo com a proteção adequada, recomenda-se observar o efeito do eclipse por, no máximo, 30 segundos seguidos e com intervalos mínimos de um minuto até a próxima visualização”, explica o oftalmologista Anderson Martins, do Hospital de Olhos de Parnamirim.