Esporte

60 municípios do RN receberão mais de 70 arenas de esportes destinadas pelo mandato do ex-senador Jean Paul Prates que lançou o projeto nesta 3ª feira

Lançado oficialmente na manhã dessa terça-feira (02), no auditório da Reitoria do IFRN, o projeto Areninhas Potiguares, proposição do então senador (2019 – 2023) Jean Paul Prates (PT), trata-se de uma parceria com os municípios e com o Instituto Federal do RN (IFRN). Ao todo serão entregues 72 arenas de futebol society e outras modalidades esportivas, localizadas em 60 municípios, dos quais 40 terão atendimento gratuito dos instrutores do IFRN / Funcern. O projeto será dividido em duas fases, nas quais as 20 primeiras cidades já começaram e as demais terão início em março de 2025.

A solenidade de lançamento desta primeira fase, que contempla as 20 primeiras cidades, contou com a participação de doze prefeitos, vereadores, gestores municipais, autoridades, além de representantes do esporte e da comunidade acadêmica. O Areninhas Potiguares é composto por campos de futebol society, equipados com gramado sintético de primeira linha, vestiários, iluminação, banheiros, e todos os equipamentos esportivos necessários para a prática esportiva, e sinda profissionais de educação física.

O projeto coordenado pelo IFRN atenderá diretamente 4.800 pessoas através da escolinha de futebol, e outra modalidade de atividade física que será escolhida pela comunidade. “Esse projeto iniciado durante meu mandato no Senado Federal, não é apenas de estrutura física dos equipamentos, é principalmente o trabalho de convivência das pessoas nas cidades, de melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento dos municípios”, ressaltou Prates.

Jean Paul destacou como estratégica a parceria com o IFRN para o sucesso da ação. “Esses espaços são também de formação, pesquisa e de preparação das pessoas que irão perpetuar o trabalho das arenas”, explicou o ex-senador.

Das mais de 70 Areninhas que serão construídas, 40 serão completamente acompanhadas com projetos de extensão do IFRN, incluindo formação dos profissionais e aquisição de equipamentos esportivos. “Essa ação do IFRN é fundamental para o fortalecimento do esporte, emancipação e empoderamento das pessoas que tanto precisam de políticas públicas que cheguem aos municípios”, explicou o reitor do IFRN, José Arnóbio de Araújo de Filho.

“Estamos muito felizes com essa iniciativa. Currais Novos foi contemplada com duas areninhas, a primeira instalada numa região periférica, mudando completamente a realidade social da comunidade, e onde não havia nenhum atrativo, agora já existe uma escolinha de futebol society, um espaço público.  E agora receberemos mais uma, que também será instalada em outra região periférica do nosso município. Nosso sentimento é de gratidão”, disse Odon Júnior, prefeito de Currais Novos.

O prefeito de Macau, José Antônio, descreveu a chegada das Areninhas como um grito de felicidade. “Um equipamento dessa magnitude para a nossa cidade é uma alegria imensa, é proporcionar a prática do futebol em nossa arena de society para pessoas que não teriam condições de acessar espaços assim. A Arena está quase concluída e a nossa comunidade está em festa”, declarou o prefeito.

Japi também foi contemplada com duas Arenas: “É muito gratificante ver a realidade das nossas comunidades sendo transformada por meio do esporte. São crianças, jovens e idosos que ocupam esses espaços e têm suas vidas transformadas, promovendo a saúde e o esporte”, disse a prefeita Simone Silva.

Além dos gestores municipais citados, prestigiaram ainda o evento os prefeitos Marcos Antônio Cabral de Vera Cruz, Genilson Medeiros Maia de São Fernando, Raimundo Pezão de Umarizal, Gilson Dantas de Carnaúba dos Dantas, Edinho de Poço Branco, Neto de Zoraide de Afonso Bezerra, Pinheiro Neto de Angicos, Ranyere Câmara de Santa Maria e Inácio Macêdo de Tenente Laurentino. As demais cidades enviaram secretários como representantes.

EVENTO DAS ARENINHAS

FONTE: thaisagalvao.com.br