ENEM

Enem 2025: Painel detalha inscrições no exame

Ao todo, 4,8 milhões de inscritos estão confirmados. Painel divulgado nesta quarta-feira (30) traz quantitativo de inscrições por região e município, além de gênero e faixa etária dos estudantes, entre outros dados

Aedição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve 4.811.338 inscrições confirmadas, sendo 1.811.524 de alunos concluintes do ensino médio. O dado consta no Painel Enem 2025, divulgado nesta quarta-feira, 30 de julho, pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A plataforma interativa apresenta recortes como o número de inscrições por município e região, além do perfil dos estudantes.  

Confira alguns dos dados disponíveis

  • número de inscrições; 
  • número de inscrições confirmadas; 
  • situação dos participantes em relação ao ensino médio, incluindo concluintes da rede pública – principal público-alvo do exame; 
  • número de isentos da taxa de inscrição e de pagantes; 
  • número de mulheres ou homens; 
  • cor/raça; 
  • faixa etária. 

A ferramenta possibilita, ainda, a aplicação e a sobreposição de filtros. Na aba “Geral”, ao clicar sobre cada uma das barras que trazem as inscrições confirmadas dos estados, o usuário verá as demais informações segmentadas por unidade federativa. Desse modo, é possível verificar, por exemplo, qual o percentual de mulheres concluintes do ensino médio inscritas em determinado estado brasileiro. 

As informações disponibilizadas no painel Enem 2025 visam promover a transparência a respeito do exame e possibilitar análises por organizações da sociedade civil; gestores educacionais; pesquisadores e imprensa. 

  • Provas – A aplicação das provas do Enem será nos dias 9 e 16 de novembro nas 27 unidades da Federação. De forma excepcional, o exame será aplicado em 30 de novembro e 7 de dezembro nas seguintes cidades do Pará: Belém, Ananindeua e Marituba. A medida visa atender os públicos desses municípios, em virtude da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá na capital paraense no período da aplicação regular do exame. 

Enem O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).  

Instituições de ensino públicas e privadas também utilizam o Enem para selecionar estudantes, como critério único ou complementar aos processos seletivos. Os resultados individuais do Enem podem ainda ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep 

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo