ELEIÇÕES 2026

ELEIÇÕES 2026: Fátima e Cadu reafirmam candidaturas para Senado e Governo após reunião com direção nacional do PT

Confirmação ocorreu após um encontro com a cúpula nacional do PT, em Brasília

A governadora Fátima Bezerra e o secretário estadual de Fazenda, Cadu Xavier, reafirmaram nesta quinta-feira 8 suas pré-candidaturas ao Senado e ao Governo do Estado, respectivamente, nas eleições de 2026. A confirmação ocorreu após um encontro com a cúpula nacional do PT, em Brasília.

Além de Fátima e Cadu, participaram da reunião: o presidente nacional do PT, Edinho Silva; o deputado federal José Guimarães (CE), coordenador nacional do Grupo de Trabalho Eleitoral do PT; e a vereadora de Natal Samanda Alves, presidente do PT no Rio Grande do Norte.

“Tivemos uma conversa importante sobre o projeto do partido no RN”, afirmaram Fátima, Cadu e Samanda em uma publicação conjunta nas redes sociais após a reunião. “Seguiremos firmes mostrando a importância da transformação que o nosso governo tem promovido em todo o Estado, representados pelas nossas pré-candidaturas ao Senado e de Cadu Xavier para o Governo”, escreveu a governadora do RN.

A reunião acontece em um momento de intensificação das especulações sobre as eleições de 2026 no RN. No fim do ano passado, o vice-governador Walter Alves (MDB) admitiu publicamente que poderá não assumir o governo em abril de 2026, após a esperada renúncia da governadora.

Em uma entrevista no município de Angicos, Walter também não descartou ser candidato a deputado estadual e apoiar a candidatura a governador do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), que faz oposição ao PT.

No cenário de renúncia tanto da governadora quanto do vice, o Estado teria novas eleições para definir quem encerraria o mandato até 5 de janeiro de 2027. Enquanto isso, a gestão ficaria a cargo do presidente da Assembleia Legislativa, atualmente o deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), ou do presidente do Tribunal de Justiça, hoje o desembargador Ibanez Monteiro.

Sucessão incerta

Em 29 de dezembro, Fátima e Walter Alves soltaram uma nota pública informando que iriam tratar da sucessão com as cúpulas dos seus respectivos partidos, em Brasília. “Entendendo que a aliança que nos elegeu governadora e vice-governador foi parte do projeto nacional, consolidado no governo do presidente Lula e no nosso governo estadual, e em contato com dirigentes nacionais dos nossos partidos, comunicamos que as decisões quanto às questões das eleições de 2026 serão tomadas ouvidas as instâncias nacionais do Partido dos Trabalhadores e do Movimento Democrático Brasileiro”, afirmaram.

Além de Fátima ter ido à direção do PT, Walter Alves também foi à direção do MDB nesta semana. O encontro aconteceu na quarta-feira 7. O vice-governador, porém, não se manifestou oficialmente sobre a sucessão estadual. Fontes, porém, relatam que ele confirmou ao presidente nacional do partido, Baleia Rossi, que não assumirá o governo potiguar e será candidato a deputado estadual nas próximas eleições.

Fonte: Agora RN

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo