Desde que a reeleição foi instituída no Brasil só três governadores do Rio Grande do Norte foram reeleitos. São eles: Garibaldi Alves Filho (1994 e 1998), Wilma de Faria (2002 e 2006) e Fátima Bezerra (2018 e 2022).
Nos dois primeiros casos, os reeleitos deixaram o cargo no início do último ano do mandato para se candidatarem ao Senado.
Em 2002, Garibaldi entregou o poder a Fernando Freire. O plano inicial era que ele seguisse até o fim do mandato sem entrar na disputa. O candidato do grupo seria Henrique Alves, que acabou sendo inviabilizado por denúncias de corrupção e terminou reeleito deputado federal.
Freire terminou sendo candidato e derrotado por Wilma. Garibaldi foi eleito senador junto com José Agripino Maia.
Após quase oito anos no Governo, Wilma tentou o Senado em 2010 e, diferente de Garibaldi em 2002, ela não foi vitoriosa. Naquela eleição foram reeleitos Garibaldi e Agripino.
O candidato de Wilma, o vice-governador que assumiu o mandato, Iberê Ferreira de Souza, terminou perdendo para Rosalba Ciarlini.
Agora, Fátima tende a deixar o Governo no começo de abril para disputar o Senado. O vice-governador Walter Alves já anunciou que não vai disputar o Governo.
Será a primeira vez que o vice assume um mandato tampão e abre mão de disputar o Governo.
Blog do Barreto