Educação

Semana Brasileira de Educação Midiática começou nessa terça-feira (29)

A abertura da segunda edição da Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM) aconteceu terça-feira, 29 de outubro, às 14h, no auditório do Anexo do Ministério da Educação (MEC), em Brasília (DF). O evento é aberto ao público, que pode participar fazendo a inscrição por meio de formulário digital .

A 2ª SBEM é uma realização da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom PR), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), com a Unesco e apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Este ano aborda o tema “Conectando territórios e diversidades” e terá uma agenda de atividades híbridas ligadas ao tema ao longo da semana. O evento se integra à Media and Information Literacy Week 2024 da UNESCO , consolidando a posição do Brasil no debate global sobre Alfabetização Midiática e Informacional.

COMO PARTICIPAR — A Semana tem por objetivo mobilizar educadores e interessados na temática a organizarem suas próprias atividades em escolas e comunidades. As propostas podem ser feitas a partir de formulário disponível no site da Secom PR, que disponibiliza também planos de aula e um repositório de conteúdos para inspirar educadores.


Os materiais e a programação estão disponíveis na página especial sobre a 2ª SBEM .

COMO PARTICIPAR — Se você é professor, estudante, integrante de organizações da sociedade civil, coletivos, participe organizando atividades na sua região, como oficinas, rodas de conversa e o que mais quiser propor. A inscrição de atividades pode ser feita a partir deste formulário no site da Secom. A partir disso, sua iniciativa fará parte de uma agenda nacional, ampliando o acesso à educação midiática em todas as partes do Brasil, e ajudando a construir um ambiente digital mais inclusivo, seguro e diverso.

OBJETIVO — O evento tem como objetivos celebrar e compartilhar iniciativas e boas práticas de educação midiática. Promove atividades que fortalecem habilidades de comunicação dos estudantes em temas essenciais, como meio ambiente e mudanças climáticas, promoção do jornalismo e direitos no ambiente digital.

PROGRAMAÇÃO — Na programação, estão previstas mesas de discussão, oficinas digitais de práticas de educação midiática, painéis sobre o papel da comunicação pública na promoção da educação midiática e sobre como identificar o jornalismo de qualidade, além de espaços de discussão com parceiros da França e do Reino Unido.

HISTÓRICO — No ano passado, mais de 400 iniciativas foram realizadas simultaneamente, em 24 estados, com público potencial de 54 mil pessoas. A Semana Brasileira ocorre simultaneamente ao evento global da Unesco sobre Alfabetização Midiática e Informacional, o que fortalece a conexão do Brasil com o debate internacional.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo