Governadora Fátima Bezerra inaugura mais 3 unidades do IERN levando ensino profissionalizante a Jardim de Piranhas, Alexandria e Campo Grande

Os dois últimos dias da semana da governadora Fátima Bezerra foram direcionados à Educação do Rio Grande do Norte. Mais precisamente a inauguração de IERNs, os institutos  estaduais que estão sendo construídos pelo governo do Estado. Escolas planejadas nos moldes dos IFRNs, os institutos federais que se tornaram referência.

Na quinta-feira (4) a governadora começou o dia inaugurando o IERN Maria do Carmo Ferreira, ‘Carminha’, no município de Jardim de Piranhas. Foi a segunda unidade depois da escola aberta na capital, Natal, dentro do Programa Nova Escola Potiguar (PNEP), que visa transformar a educação profissional no estado.

“Um dia realmente para ficar na história. Não tenho nenhuma dúvida disso porque o que estamos entregando à juventude de Jardim e de toda a região é uma escola que renova a esperança da nossa juventude, dos homens e mulheres desta terra e da região, tornando-os cada vez melhores. Esta escola técnica padrão, inclusive semelhante ao instituto federal, não prepara apenas para a vida, mas também para o mundo do trabalho”, disse a governadora.

“Todas as unidades estão sendo construídos em polos que possibilitam o acesso de outros municípios. Então, estamos dando um passo extremamente importante aqui no Seridó, para a educação profissional”, afirmou a secretária de Educação, Socorro Batista.

A unidade de Jardim de Piranhas atenderá os municípios vizinhos de Ipueira, Jucurutu, São João do Sabugi e Serra Negra do Norte.

Acompanharam a governadora o vice-governador Walter Alves, a senadora Zenaide Maia, os deputados estaduais Francisco do PT, Dr. Bernardo e Ubaldo Fernandes e vários prefeitos.

Na sexta (05) a governadora Fátima Bezerra inaugurou a sede do IERN em Alexandria, a unidade ‘Professor Antônio Marcos Abrantes Formiga’.

“Uma felicidade imensa, nosso município estar recebendo uma escola com tanto prestígio”, comemorou o estudante Silas Maximus, 16 anos.

“Um dia muito especial para mim, como professora, e hoje como governadora, ter a oportunidade de realizar sonhos. A escola técnica chegou em Alexandria e, com ela, a esperança da juventude por dias cada vez melhores”, afirmou Fátima.

Ainda na sexta a governadora Fátima Bezerra, acompanhada da secretária de Educação Socorro Batista, e do vice-governador Walter Alves, Fátima inaugurou o 4º IERN do Estado: a unidade Edimar Vieira de Almeida, em Campo Grande.

O IERN de Campo Grande atenderá ainda estudantes de Assú, Carnaubais, Ipanguaçu e outros municípios próximos.

“Não são apenas prédios, são símbolos de esperança e transformação. Aqui, nossos alunos encontrarão não apenas professores e gestores educados, mas também uma infraestrutura moderna, equipada com tecnologias atualizadas, que permitirá uma formação profissional de excelência”, avaliou a secretária Socorro Batista.

INAUGURAÇÃO DOS IERN’s

FONTE: THAISA GALVÃO