Por que dia 28 de abril é o Dia da Educação? O Dia Mundial da Educação em 28 de abril foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 2000, durante o Fórum Mundial de Educação realizado exatamente no dia 28 de abril, na cidade de Dakar, no Senegal.28 de abr. de 2023
O Dia Mundial da Educação em 28 de abril foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 2000, durante o Fórum Mundial de Educação realizado exatamente no dia 28 de abril, na cidade de Dakar, no Senegal.
O Fórum Mundial de Educação foi um evento histórico que reuniu representantes de mais de 180 países (incluindo o Brasil) para discutir e estabelecer metas globais para a educação. O resultado desse encontro foi a “Declaração de Dakar“, um documento no qual os países assinantes se comprometiam em promover e melhorar a educação para todos, colocando a educação como um direito humano fundamental de cada pessoa.
“A educação é um direito humano fundamental e constitui a chave para um desenvolvimento sustentável, assim como para assegurar a paz e a estabilidade dentro de cada país e entre eles e, portanto, meio indispensável para alcançar a participação efetiva nas sociedades e economias do século XXI afetadas pela rápida globalização” – Declaração de Dakar.
A Declaração de Dakar foi um marco importante no estabelecimento de uma agenda global para a educação. Apesar de colocar as metas para serem alcançadas até o ano de 2015, ela continua a influenciar políticas educacionais em todo o mundo até hoje. Veja a seguir alguns dos compromissos existentes na Declaração:
- I. expandir e melhorar o cuidado e a educação da criança pequena, especialmente das mais vulneráveis e em maior desvantagem;
- II. assegurar que todas as crianças, com ênfase especial nas meninas e nas crianças em circunstâncias difíceis e pertencentes a minorias étnicas, tenham acesso à educação primária, obrigatória, gratuita e de boa qualidade até o ano 2015;
- III. assegurar que as necessidades de aprendizagem de todos os jovens e adultos sejam atendidas pelo acesso equitativo à aprendizagem apropriada e às habilidades para a vida;
- IV. alcançar uma melhoria de 50% nos níveis de alfabetização de adultos até 2015, especialmente para as mulheres, e acesso equitativo à educação básica e continuada para todos os adultos;
- V. eliminar disparidades de gênero na educação primária e secundária até 2005 e alcançar a igualdade de gênero na educação até 2015, com enfoque na garantia ao acesso e o desempenho pleno e equitativo de meninas na educação básica de boa qualidade;
- VI. melhorar todos os aspectos da qualidade da educação e assegurar excelência para todos, de forma a garantir a todos resultados reconhecidos e mensuráveis, especialmente na alfabetização, matemática e habilidades essenciais à vida.