As mesárias e os mesários são peças fundamentais para a realização do pleito e ajudam a colocar de pé uma das maiores votações do planeta
As Eleições Municipais de 2024 ocorrem em 6 de outubro. Nesse dia, eleitoras e eleitores de 5.569 municípios brasileiros irão às urnas escolher prefeitas e prefeitos, vice-prefeitas e vice-prefeitos e, ainda, vereadoras e vereadores para as câmaras municipais. Nas cidades com eleitorado maior que 200 mil pessoas, caso candidatas e candidatos não alcancem a metade dos votos mais um, os dois mais votados disputam o 2º turno em 27 de outubro. E, para realizar um pleito dessa magnitude, a Justiça Eleitoral conta com o importante trabalho das mesárias e dos mesários.
Até outubro, o Portal do TSE publicará uma série de reportagens especiais, todo dia 6 de cada mês, apresentando seis pontos relevantes sobre as Eleições Municipais de 2024. Confira, a seguir, a segunda reportagem da série: 6 motivos para ser mesário.
- Trabalho voluntário
O trabalho de mesária ou mesário não é remunerado. Ou seja, quem trabalha no dia das eleições presta um serviço ao país e à democracia – são peças fundamentais para garantir o sucesso da eleição, atuando na recepção das eleitoras e dos eleitores, bem como na condução dos trabalhos na seção eleitoral. Qualquer pessoa maior de 18 anos e que esteja em situação regular com a Justiça Eleitoral pode trabalhar como mesária ou mesário. Clique aqui e se voluntarie.
- Concurso público
Alô, alô, concurseiros! Ter exercido a função de mesária ou mesário pode fazer toda a diferença para quem presta concurso público. É que, em caso de empate na seleção dos candidatos, o trabalho prestado à Justiça Eleitoral pode ser usado como critério de desempate. Mas atenção: a regra deve estar prevista em edital. Fique de olho.
- Auxílio-alimentação
No dia da eleição, mesárias e mesários recebem ajuda de custo para alimentação no valor de R$ 60,00. O auxílio se estende ao pessoal de apoio logístico e que também trabalha no dia da eleição. As informações constam da Portaria TSE nº 63/2023.
- Folga no trabalho
Cada dia trabalhado ou de treinamento como mesária ou mesário da Justiça Eleitoral dá à pessoa direito a dois dias de folga no emprego. E o que é melhor: sem descontos no salário. O cálculo é feito com base na declaração de dias trabalhados emitida pela Justiça Eleitoral. Vale lembrar que as folgas precisam ser negociadas com a empresa, o órgão ou a instituição em que a mesária ou o mesário trabalhava na época da eleição.
- Capacitação e treinamento
A Justiça Eleitoral oferece capacitação para as mesárias e os mesários que vão trabalhar nas Eleições 2024. Os treinamentos ocorrem de maneira presencial ou a distância, pela internet. As aulas ocorrem após a nomeação pelo cartório eleitoral e abordam assuntos como a organização e a preparação da seção eleitoral, o funcionamento da urna eletrônica e os documentos exigidos no dia do pleito. Ao final do curso, os mesários recebem um certificado de conclusão de treinamento.
- Aplicativo exclusivo
Quem passa pelo treinamento tem acesso exclusivo ao aplicativo “Mesário” (disponível para download no Google Play e na Apple Store). Além de oferecer todas as informações necessárias às mesárias e aos mesários que ajudam a Justiça Eleitoral no pleito, a ferramenta on-line também possibilita a visualização do progresso das aulas e divide os conteúdos por blocos de assuntos. E vale lembrar: só quem tiver sido formalmente nomeado para trabalhar nas eleições terá acesso ao app.
DV/LC, DM
TSE