Democracia

ELEIÇÕES 2023: Municípios do RN realizam pleitos para conselhos tutelares neste domingo; veja quem pode votar e como consultar locais de votação

Conselho é responsável pela proteção dos direitos de crianças e adolescentes. Para votar, é necessário ter título de eleitor e domicílio eleitoral na cidade do órgão. Voto é facultativo.

Eleitores de todo o RN vão às urnas neste domingo (1º) para escolher os novos conselheiros tutelares do estado. A votação acontece das 8h às 17h.

O Tribunal Regional Eleitoral do RN presta suporte às eleições de conselheiros tutelares e disponibilizou um número de telefone onde é possível consultar – via whatsapp – os locais de votação. O número é (84) 3654.5050.

Os conselhos tutelares são órgãos permanentes, autônomos e zelam pelo direito das crianças e dos adolescentes. Entre outras funções, o Conselho Tutelar é responsável por fiscalizar e monitorar entidades de atendimento infanto-juvenil tanto do poder público, quanto da sociedade civil

No RN, apenas Natal, Mossoró, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante têm mais de um Conselho Tutelar.

Serão disponibilizadas pelo TRE-RN ao todo 668 urnas eletrônicas distribuídas nos municípios de Apodi, Areia Branca, Assú, Caicó, Canguaretama, Currais Novos, Ceará-Mirim, Extremoz, João Câmara, Macaíba, Macau, Mossoró, Natal, Nísia Floresta, Nova Cruz, Parnamirim, Pau dos Ferros, Santa Cruz, São José de Mipibu, São Gonçalo do Amarante e Touros. Nos demais municípios o voto será impresso.

Quem pode votar?

Para votar é necessário ser maior de 16 anos, ter título de eleitor e domicílio eleitoral no município.

O voto é secreto, direto, facultativo e só é permitido escolher um candidato.

O que levar no dia da eleição?

No dia da eleição é importante levar um documento original oficial com foto ou o e-título.

Como consultar o local de votação?

A consulta pode ser feita via Whatsapp, pelo número ☎️3654-5050.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo