CÂMARA DOS DEPUTADOS

Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta descarta anistia ampla para envolvidos no 8 de janeiro e defende revisão de penas

Na semana passada, aliados de Bolsonaro ocuparam os plenários da Câmara e do Senado em uma tentativa de pressionar pela aprovação de medidas

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta quinta-feira 14 que não vê espaço na Casa para uma anistia “ampla, geral e irrestrita”, proposta por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na semana passada, aliados de Bolsonaro ocuparam os plenários da Câmara e do Senado em uma tentativa de pressionar pela aprovação de medidas que incluíam anistia para todos os envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Após negociações, a ocupação foi encerrada, mas líderes da oposição seguem defendendo a pauta.

Em entrevista à GloboNews, Motta destacou que qualquer iniciativa sobre o tema deve excluir pessoas que planejaram atos violentos ou atentaram contra a vida. “Eu não vejo dentro da Casa um ambiente para, por exemplo, anistiar quem planejou matar pessoas”, afirmou.

No entanto, ele reconheceu uma preocupação com participantes das invasões que não tiveram papel central, mas receberam penas elevadas. “Há uma certa sensibilidade para pessoas que poderiam, numa revisão de penas, ter progressão para regimes mais brandos, sem serem mantidas em regime fechado”, explicou.

Motta defendeu ainda a discussão de um projeto alternativo à anistia ampla, que poderia ter maior aceitação entre partidos da base e da oposição. Segundo ele, o tema pode ser tratado em diálogo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com representantes do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Ninguém quer fazer nada na calada da noite, de forma atropelada. O que aconteceu no 8 de janeiro foi muito grave e precisa ficar registrado para que esses episódios não se repitam”, reforçou o presidente da Câmara.

Fonte: Agora RN

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo