Turismo

RECORDE: Cadastur cresce 11% e ultrapassa 165 mil empreendimentos turísticos cadastrados junto ao MTur

O valor mostra o quanto os serviços turísticos brasileiros estão cada vez mais atualizados e promovendo um turismo de qualidade

O turista brasileiro tem mais uma boa notícia para comemorar. O Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, bateu um novo recorde e alcançou os 165.966 empreendimentos turísticos registrados na plataforma. Um aumento de quase 11% em relação ao ano passado, quando contabilizou 150 mil registros. Isso significa que muito mais serviços vinculados ao setor estão regulares, o que garante maior segurança e qualidade no atendimento prestado aos viajantes.

“Este aumento reflete o esforço do MTur e o comprometimento do setor em oferecer serviços de qualidade e regularidade, garantindo mais segurança e excelência no atendimento aos nossos turistas. O Cadastur não só facilita a consulta e a escolha de serviços confiáveis, mas também abre portas para novas oportunidades de qualificação e financiamento para os empresários, fortalecendo o turismo brasileiro e impulsionando o desenvolvimento econômico em todas as regiões do país”, disse o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Os números tendem a aumentar. Apenas os cadastros em análise para renovação somam 13.387 registros. Além disso, a plataforma possui 23 mil empreendimentos com pendências, ou seja, com algum erro sanável ou faltando alguma informação no sistema, e que podem ser atualizados a qualquer momento.

Por meio do Cadastur, o turista pode consultar informações sobre guias de turismo, acampamentos turísticos, meios de hospedagem, agências de turismo, organizadoras de eventos, parques temáticos, transportadoras turísticas e muito mais. É importante ressaltar que o MTur não recomenda que os viajantes contratem serviços de empresas que não possuem registro na plataforma.

Mas, se você trabalha com turismo e ainda não possui cadastro, fique tranquilo. É fácil se registrar no Cadastur. E o melhor: é de graça! O cadastro é obrigatório para sete categorias: acampamentos turísticos, agências de turismo, estabelecimentos de hospedagem, empresas organizadoras de eventos, parques temáticos, empresas de transporte turístico e guias de turismo.

De forma optativa, podem se cadastrar: casas de espetáculo, centros de convenções, empreendimentos de entretenimento, lazer e parques aquáticos, bem como de apoio ao turismo náutico ou à pesca desportiva e, ainda, locadoras de veículos para turistas, prestadoras de serviços de infraestrutura para eventos, prestadoras especializadas em segmentos turísticos e restaurantes, cafeterias, bares e similares.

SEGMENTOS – Algumas atividades turísticas demonstraram maior crescimento nesse período, como as Agências de Turismo, registrando 43.876 cadastros, acompanhadas de Guias de Turismo, com 34.461, e Restaurantes, Cafeterias, Bares e Similares, com 27.883. Em relação aos serviços registrados pelo país, São Paulo lidera o ranking dos estados (37.259), seguido pelo Rio de Janeiro (24.164) e Minas Gerais (11.894).

BENEFÍCIOS – Totalmente gratuita, a ferramenta garante diversas vantagens para os empresários e consumidores. Entre elas, oportunidades de qualificação exclusivas pelos cursos do MTur; apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo; incentivo à participação em programas e projetos do governo federal e visibilidade nos sites do MTur e do Cadastur. Além disso, os serviços cadastrados garantem financiamentos disponibilizados pelo Fungetur, com recursos do Ministério do Turismo.

Por Fábio Marques

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo