O Indicador de Inadimplência das Empresas do serviço da Serasa Experian apontou que o mês de setembro terminou com 70.086 empresas endividadas no Rio Grande do Norte.
Numericamente, o Estado é o sexto no Nordeste. Na região a Bahia lidera (330.682) e o menor índice está no Piauí (42.748).
São 1.114.796 empresas nordestinas endividadas.
Em nível nacional são 6,59 milhões. O RN é o 19º no ranking que é liderado por São Paulo que tem 2.143.541 empresas endividadas. Roraima ocupa a última posição com 9.119.
O quadro de inadimplência das empresas apresenta atualmente um quadro de estabilidade no país. “A inadimplência das empresas está, neste momento, em patamar de estabilidade. É possível que em setembro estejamos vivenciando o início dos efeitos da queda da Selic e da inflação, que acomete os bolsos dos brasileiros e, em consequência, impacta no caixa das companhias. Com mais dinheiro disponível no mercado e indícios da recuperação econômica, a perspectiva para os próximos meses é de que as empresas consigam recuperar um pouco mais de fôlego e reduzam o avanço da insolvência no país”, avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.
O indicador também mostra o segmento de atuação da empresa negativada, em que “Serviços” lidera com 54,4%, seguido de “Comércio” (36,7%), “Indústria” (7,6%), “Primário” (0,9%) e “Outros” (0,4%), que contempla negócios de “Financeiro” e “Terceiro Setor”.
Já em relação ao setor das dívidas, a maior parte delas é de “Outros” (28,5%), que considera contas com Indústrias, Terceiro Setor e Primário. O menos impactado pela inadimplência em setembro foi “Securitizadoras” (1,1%).