A bancada de deputados federais do Rio Grande do Norte está em uma nova fase em sua divisão de votos nas matérias de interesse do governo e nas motivações dos parlamentares.
Fernando Mineiro e Natália Bonavides, são petistas, e seguirão, por princípio, alinhados com as pautas de interesse do governo do presidente Lula da Silva (PT). No sentido oposto, também por princípios, os bolsonaristas General Girão e Sargento Gonçalves, ambos do PL, seguem votando contra qualquer pauta pouco importante se a causa é justa ou não.
O centrão se divide agora em duas correntes. João Maia (PP) e Benes Leocádio (União) estão oficialmente integrados na base e já votam com mais frequência com o governo. Já Paulinho Freire (União) e Robinson Faria (PL) estão no limbo político. O primeiro se diz independente. O segundo anda mergulhado. Ambos votaram com o governo no projeto de lei que taxa as offshores e os fundos exclusivos seguindo orientação do presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP/AL), após acordo com Lula para mudar o comando da Caixa Econômica Federal.
A ala do centrão da bancada dos deputados do RN está em nova configuração.
Está mais governista.