Política

Por um PT de coragem e esperança do interior à capital

Por Samanda Alves e Isolda Dantas*

A partir dessa semana assumimos a presidência do Partido dos Trabalhadores no Rio Grande de Norte. Orgulho, satisfação e responsabilidade imensa.

Com um PT de 8 mil filiados e filiadas, representamos as lutas sociais de jovens, mulheres, negros e negras. Somos dos movimentos estudantis, sindical, da agricultura familiar, da comunidade LGBTTqIA+, da economia solidária, trabalhadores e trabalhadoras que sonham e lutam pela transformação da sociedade, na construção do socialismo.

Com forte presença em todas as movimentações sociais do país desde sua fundação em 1980, o PT, além de organizar as classes trabalhadoras, tem apresentado inúmeras políticas públicas nas diversas esferas administrativas e parlamentares.

Hoje temos em nossos quadros a governadora Fátima, atual governadora do estado, ex-deputada estadual, federal e senadora, a figura política desse século XXI no RN. Aqui representamos as ideias e a força de Luiz Inácio Lula da Silva, nosso grande dirigente político e estadista maior da história do Brasil. Com ambos, construímos o legado petista de transformação do nosso país.

Para o próximo período assumimos as tarefas de dirigir o PT rumo aos seus 50 anos, contribuindo com a reeleição de Lula à Presidência da República, a manutenção de nosso projeto político e administrativo no RN com a pré-candidatura do companheiro Cadu Xavier e a ampliação dos espaços parlamentares com a volta de Fátima ao Senado Federal e ampliação das bancadas de deputados e deputadas federais e estaduais em 2026.

Fomos eleitas na Chapa Coragem e esperança e construímos um campo político a partir de compromissos com o fortalecimento do PT do interior à capital, não à toa nossa votação se deu de forma expressiva no interior do RN.

Somos duas militantes feministas, hoje parlamentares, com origens e raízes nos movimentos sociais e em diretórios municipais no interior do estado. Fomos dirigentes de órgãos de gestão pública municipais, estaduais e nacionais. Participamos ativamente de todas as campanhas eleitorais desde nos tornamos militantes, em nossas juventudes. Temos a experiência necessária para compreender as tarefas da transição governamental que passamos no RN, os desafios na mobilização da pré-campanha de 2026 e, principalmente, a necessidade de manter o Partido dos Trabalhadores unificado em torno de bandeiras comuns, como:

  1. Fortalecer o papel do partido na disputa das eleições de 2026 — nas ruas e nas redes;
  2. Defender a democracia, a soberania nacional e o reposicionamento do governo federal diante do cenário político atual;
  3. Compreender a centralidade do PT na conjuntura nacional, atentando para a responsabilidade e necessidade política do nosso crescimento em todos os níveis;
  4. Organizar cada vez mais os diretórios municipais, as secretarias e setoriais temáticos do Partido com ênfase na formação política, a “nova primavera petista”; em uma política de comunicação articulada nacionalmente em torno do projeto “pode espalhar” e na assessoria sistemática aos dirigentes municipais, vereadores e vereadoras, filiando novos e antigos simpatizantes do PT.

Em uma gestão partilhada, com Samanda assumindo os primeiros dois anos e Isolda os dois últimos, caminharemos junto da militância na condução de um PT de coragem e esperança do interior à capital. Estamos prontas e preparadas para seguir construindo a história da classe trabalhadora do RN.

*São presidentes do PT-RN.

Este artigo não representa necessariamente a mesma opinião do blog. Se não concorda faça um rebatendo que publicaremos como uma segunda opinião sobre o tema.

Importado do Blog do Barreto

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo