Confira a coluna de Bruno Barreto dessa quinta-feira 07
Bruno Barreto
O bolsonarismo aposta na vergonha como estratégia. A pantomima, o discurso histriônico descolado da realidade e o cinismo estão no repertório. O episódio mais recente diz respeito a tentativa de conquistar na marra anistia para Jair Bolsonaro e impeachment de Alexandre de Moraes com a promessa de que se conseguir tudo sem ceder nada eles vão pacificar o país.
Vergonha alheia
O senador Rogério Marinho (PL) envergonha o Rio Grande do Norte. Se tornou um defensor do golpismo sem o menor constrangimento. Perdeu o medo do ridículo numa luta insana por Jair Bolsonaro.
Imagens
Há sete anos a então senadora Fátima Bezerra ocupou a mesa do Senado para tentar barrar a reforma trabalhista que tão mal causou ao país. Hoje o deputado federal Sargento Gonçalves (PL) ocupa a mesa da Câmara dos Deputados para golpear a democracia. A petista foi massacrada pela mídia potiguar. O bolsonarista saboreia o silêncio cúmplice.
“Cidade da Educação”
Na “Cidade da Educação”, criança come metade de ovo cozido na merenda, Ideb é pior que o da gestão anterior, professor é perseguido, reajuste do piso do magistério é negado, escolas caem aos pedaços, tem aluno recebendo farda em agosto e o prefeito que faz tudo isso faz marketing dizendo que está fazendo uma “revolução”.
Mentalidade
Impressiona a mentalidade de algumas pessoas em relação aos pobres. Postei a foto de um prato de merenda escolar com arroz, feijão e merdade de um ovo cozido ofertada na Escola José Benjamim. Não tem carne, frango, peixe… só a metade de um ovo cozido. Apareceu uns humaninhos dizendo que era melhor do que nada e que era saudável. Impressionante existir gente que acha que pobre merece qualquer coisa. Alguns eu identifiquei como allysominions. Repito: filho de pobre merece uma comida decente!
“Ditadura”
O Brasil é tão ditadura que os que dizem estar em uma fazem protestos pedindo golpe de estado com intervenção estrangeira xingam o presidente de “ladrão” e “cachaceiro”, pedem prisão de ministro do STF e espalham mentiras sem serem incomodados. Mas quando professores fazem protestos eles apanham da polícia e suas greves são barradas na justiça. Engraçado que não tem nenhum deles falando em ditadura.
Faltoso
O senador Styvenson Valentim (PSDB) levou falta mais uma vez na manifestação bolsonarista. Impressionante esse amor incondicional do bolsonarismo potiguar pelo parlamentar. Ele não é cobrado por ignorar a pauta golpista e vai segurando a onda com discurso moralista em rede social.
Supermercados
Recebi relatos de leitores de que os supermercados de Mossoró estão fazendo uma pegadinha com os consumidores. Na gôndola fica um preço, no sistema é outro. Sempre um valor mais caro na hora de pegar, claro. Quando o cliente percebe, a caixa alega que não atualizaram os valores. Fique atento!
Cadu
Está na hora de as pesquisas fazerem um estudo comparado com cenários em que o secretário da Fazenda, Cadu Xavier (PT), é o candidato do presidente Lula e outro sem essa menção. Daí a gente mede o quanto o eleitor lulista já sabe quem é o candidato do líder petista.