No Senado, a sessão está marcada para as 10h, enquanto na Câmara ocorrerá às 16h. Os favoritos na disputa são Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e Hugo Motta (Republicanos-PB), que contam com amplos apoios políticos.
Por g1 — Brasília
Neste sábado (1º), deputados e senadores elegerão os novos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, que comandarão os trabalhos legislativos entre 2025 e 2027. As votações serão secretas, seguindo as regras da Constituição e dos regimentos internos de cada Casa.
No Senado, a sessão está marcada para as 10h, enquanto na Câmara ocorrerá às 16h. Os favoritos na disputa são Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e Hugo Motta (Republicanos-PB), que contam com amplos apoios políticos. Conheça os principais candidatos.
Candidatos à Presidência do Senado
Davi Alcolumbre (União Brasil-AP)

Davi Alcolumbre, senador pelo Amapá, busca retornar ao comando do Senado, cargo que ocupou entre 2019 e 2021. Ele foi um dos principais articuladores da eleição de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), seu sucessor, e manteve forte influência nos bastidores.
Conhecido por sua habilidade política, Alcolumbre consolidou uma ampla base de apoio. Atualmente, é um dos principais nomes no controle da distribuição de emendas e cargos no Congresso, o que fortalece sua candidatura.
O senador tem apoio de nove dos 12 partidos representados na Casa, além de três senadores do Podemos, cuja bancada foi liberada. Seu arco de alianças soma 76 senadores, o equivalente a 94% da Casa.
A eleição de Alcolumbre é vista como praticamente certa, pois conta com o endosso tanto de governistas quanto de opositores. Ele promete atuar como um moderador, garantindo o equilíbrio entre os interesses do Executivo e do Legislativo.
Adversários ideológicos, PL e PT, devem ocupar, por exemplo, as vice-presidências do Senado, resultado de sua articulação para evitar rupturas. No longo prazo, a vitória pode garantir sua reeleição em 2027.
Apesar do amplo favoritismo, Alcolumbre enfrenta desafios, como o cerco do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre as regras de distribuição de emendas parlamentares, um dos pilares de sua influência política.
Candidatos à Presidência da Câmara
Hugo Motta (Republicanos-PB)

- Nome Civil: HUGO MOTTA WANDERLEY DA NÓBREGA
- Partido: REPUBLICANOS – PB
- E-mail: dep.hugomotta@camara.leg.br
- Telefone: (61) 3215-5237
- Endereço: Gabinete 237 – Anexo IV – Câmara dos Deputados
- Data de Nascimento: 11/09/1989
- Naturalidade: João Pessoa – PB