O Conselho Diretor (CD) da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fuern), em sua 5ª reunião ordinária, realizada na tarde de ontem, 17, aprovou a criação de Programa de Apoio para fornecer suporte financeiro a estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) para a realização de atividades acadêmicas fora da sede dos seus cursos, tais como aulas de campo e visitas técnicas.
Para Ana Angélica Nogueira, titular da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), esse é mais um momento marcante para a vida acadêmica dos estudantes da Uern.
“Essa resolução é fruto de um trabalho coletivo e atende aos anseios de departamentos e também do segmento estudantil, possibilitando a participação em aulas de campo propostas pelos mais diversos cursos de graduação. Cabe destacar que esse e outros avanços no que tange à permanência estudantil, só é possível em razão de uma gestão que escuta os anseios de seus discentes e também por conta da nossa autonomia financeira”, avaliou a pró-reitora.
Os(as) conselheiros(as) também aprovaram a proposta orçamentária e financeira para a implantação do novo Projeto Pedagógico do curso de graduação em Gestão Ambiental, presencial, bacharelado, no Campus Mossoró; a minuta de resolução que autoriza os trâmites necessários para realização de leilão de veículos da frota oficial da Fuern; e a minuta de resolução que regulamenta as verbas indenizatórias instituídas pela Lei Complementar Estadual n° 695, de 18 janeiro de 2022 e Decreto Estadual n° 31.346, de 1º de abril de 2022, às disposições previstas na Lei Federal nº 14.133, de 01 de abril de 2021, que passarão a ser regulamentadas pela presente resolução no âmbito da Fuern.
Por fim, o Conselho Diretor aprovou a minuta de resolução que define o valor de R$ 1.300 para a bolsa de preceptoria médica correspondente à atividade de preceptoria de campo de internato. A minuta apresentada foi a partir da necessidade de fixação do valor da bolsa de preceptoria médica, uma vez que o curso de Medicina, notadamente nos últimos anos de graduação, desenvolve-se com a realização do internato e, para tal, requer-se a supervisão, nos campos de estágio, de profissionais médicos, que, uma vez não sendo docentes da Instituição, requer-se a remuneração da atividade de preceptoria desempenhada.
Todas as resoluções aprovadas serão publicadas no Jornal Oficial da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Jouern) nos próximos dias.