Educação

MEC lança guia de apoio a diretores escolares

O Ministério da Educação (MEC) — por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB) — lançará, no dia 26 de novembro, o Guia de Apoio ao Desenvolvimento Profissional de Diretores Escolares. Esse será o terceiro entre os dez guias de apoio técnico do Programa Escola das Adolescências a serem lançados em 2024.

O documento será apresentado em webinário no canal do MEC no YouTube, quando será lançada também a Trilha Formativa do Guia de Apoio às Transições e Alocações de Matrículas, que estará disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (Avamec).   

O guia é um recurso técnico do eixo Desenvolvimento Profissional do programa e traz orientações para que os gestores atuem como lideranças comprometidas com a equidade, utilizando ferramentas e estratégias que apoiam o próprio desenvolvimento profissional. Além disso, traz reflexões sobre os desafios e as oportunidades de liderança no contexto educacional brasileiro, bem como diretrizes para a implementação das ações que estruturam a política na rede. 

O webinário contará com a participação das coordenadoras de Ensino Fundamental da SEB, Tereza Farias e Ananda Carrias; do coordenador-geral de Formação de Técnicos da Educação Básica, Roberto Junior; do diretor escolar Elder José Rocha; e das especialistas Anna Penido e Cristiane Carvalho.  

Entre os temas que serão abordados, estão a estrutura do guia e sua interface com os demais guias do programa e as estratégias de auxílio ao gestor escolar. O diretor escolar Elder Rocha também apresentará sua experiência, com reflexões sobre os desafios e as oportunidades de liderança no contexto educacional nos anos finais do ensino fundamental.   

Programa – Programa Escola das Adolescências é uma estratégia do governo federal de apoio técnico e financeiro voltada à ampliação da qualidade social da oferta educativa dos anos finais do ensino fundamental para os estudantes brasileiros. Para isso, prioriza eixos estratégicos que potencializem as redes e escolas, em face das singularidades dos seus principais sujeitos, os pré-adolescentes e adolescentes. 

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