Domingo (6), alguns eleitores de Goianinha, na Região Agreste do Rio Grande do Norte, enfrentaram uma situação inesperada: ao tentarem votar, descobriram que seus títulos eleitorais haviam sido transferidos para outros estados, como Paraíba e São Paulo.
Diante do ocorrido, muitos eleitores buscaram a Polícia Civil para registrar boletins de ocorrência, afirmando que não haviam solicitado nenhuma alteração no local de votação.
Em nota, o Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE-RN) esclareceu que não houve erro no cadastro dos eleitores. Segundo o TRE, ao consultar os registros na 9ª zona eleitoral, foi verificada a transferência realizada via Título Net, acompanhada de fotos e documentos dos eleitores.
O TRE informou que, ao serem questionados sobre as fotos, alguns eleitores relataram que uma pessoa havia se apresentado em suas residências, oferecendo dinheiro em troca de fotos para justificar a mudança. Algumas vítimas não questionaram a razão das fotos, enquanto outras foram enganadas com a justificativa de que era para um candidato participar das eleições.
Entretanto, alguns eleitores contaram à Inter TV que não foram contatados por ninguém, mas ainda assim encontraram seus títulos transferidos.
As vítimas foram orientadas a registrar Boletins de Ocorrência na Polícia Civil. O TRE também se comprometeu a compilar a lista de eleitores que relataram o problema para enviar ao Ministério Público nesta segunda-feira (7), a fim de investigar a situação.
Fonte: Portal Grande Ponto