Folia toma conta de destinos de norte a sul do país, mas também há espaço para opções gastronômicas, religiosas e musicais
No período tradicionalmente marcado pelo Carnaval no Brasil, atrações ligadas à Folia de Momo “desfilam” em maioria no Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo ao longo do mês de fevereiro. Mas quem não quiser curtir os badalados festejos da época conta com alternativas espalhadas por vários destinos do país, passando por gastronomia, música e religião, entre outros.
Confira opções separadas pela Agência de Notícias do Turismo e programa-se!
FOLIA – Além dos conhecidos carnavais do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (BA), Salvador e Recife (PE), o folião pode aproveitar festas em locais como Aquiraz (CE). Por lá, de 8 a 14 de fevereiro, o Carnaquiraz vai movimentar a Prainha e as praias de Iguape e Batoque, com shows de artistas a exemplo de Matuê, Felipe Amorim, Matheus Fernandes e Ricardo Chaves.
Já no município de Parintins, no Amazonas, a dica fica por conta do Carnailha e do Carnaboi, de 10 a 12 de fevereiro. A cidade, famosa pelas apresentações dos Bois Garantido e Caprichoso, será palco de desfiles de vários blocos e trios elétricos ao som de marchinhas e muito samba, além de toadas e de novas roupagens dos ritmos do Boi-Bumbá.
A folia também tomará conta de Caraguatatuba, em São Paulo. De 8 a 13 de fevereiro, grupos carnavalescos, apresentações musicais e de bateria, bonecões e matinês para a criançada prometem agitar o público. A abertura da festa vai ser feita pelo Bloco da Solidariedade, com concentração próximo à ponte do Rio Santo Antônio e chegada na Praça da Cultura.
Outra opção é a cidade de Garibaldi (RS). No dia 10, o Carnaval Retrô vai reunir o público para dançar ao som de tradicionais marchinhas, a partir de uma concentração no Centro Histórico. Em Aquidauana (MS), por sua vez, o Pirafolia, no distrito de Piraputanga, tem na programação (10 a 12 de fevereiro) a presença de blocos, cordões, a apresentação de bandas e praça de alimentação.
GASTRONOMIA – As delícias da boa mesa também figuram entre as opções do mês. Em Gramado, a partir do dia 8, o visitante pode conhecer a tradicional Vindima. O evento promove uma imersão na cultura da produção de uvas e vinhos, com direito a um espaço gastronômico. Outra alternativa é a visitação de vinícolas, onde o turista pode participar da tradicional colheita e pisa das uvas.
Já em Belo Horizonte (MG), de 20 a 22 de fevereiro, o Confeitar Minas, no Minascentro, vai proporcionar o encontro de grandes nomes da confeitaria e do empreendedorismo. A realização contará com palestras e workshops sobre os temas, além de estandes para a exposição e a comercialização de produtos e serviços e da criação de cenários de chocolate ao vivo por profissionais da área.
RELIGIÃO – Uma das alternativas do mês é a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, em Navegantes (SC). O evento, iniciado em 26 janeiro e que segue até 04 fevereiro, tem na agenda a realização de missas, novenas e shows artísticos na Igreja da Matriz, incluindo uma procissão terrestre com o maior manto de Nossa Senhora do mundo.
O turista tem a opção, ainda, de conhecer a Festa e Romaria do Bom Jesus dos Navegantes, na cidade de Propriá (SE). O encontro, que começou em 28 de janeiro e termina em 4 de fevereiro, engloba uma procissão fluvial no rio São Francisco, criada em 1914 por pescadores como forma de agradecer por um milagre atribuído a Bom Jesus dos Navegantes durante um temporal.
MÚSICA – Caso a opção seja por apresentações musicais, ainda dá tempo de aproveitar o Gramado in Concert, promovido desde 26 de janeiro na cidade gaúcha. Até 03 de fevereiro, o evento engloba orquestras, bandas e grupos de câmara. Já Blumenau (SC) sedia mais uma edição do Sommerfest. Até 03 de fevereiro, haverá shows como do cantor Luan Santana.
CALENDÁRIO – O Calendário Nacional de Eventos do MTur busca divulgar atrações e valorizar a imagem dos destinos brasileiros, além de favorecer o planejamento de viagens. As informações são coletadas de forma colaborativa, majoritariamente com dados de secretarias de Turismo. Clique AQUI e cadastre seu evento.
Por André Martins
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo