A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) disponibiliza o calendário universitário do ano letivo de 2024 em dois formatos – versão digital e em formato para impressão.
Aprovado em dezembro de 2023 pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe/Uern), o calendário universitário voltará a ser compatível com o calendário civil.
De acordo com o calendário aprovado, o semestre letivo 2024.1 terá início no dia 25 de março e segue até o dia 27 de julho de 2024. O semestre contará com um total de 18 semanas e 101 dias letivos, dos quais 14 serão sábados e 87 dias úteis. O recesso acadêmico, juntamente com as férias docentes, será de 28 de julho a 12 de agosto de 2024.
Já o semestre 2024.2 inicia no dia 13 de agosto e segue até o dia 21 de dezembro de 2024. O semestre terá 19 semanas e 104 dias letivos, sendo 13 sábados e 91 dias úteis.
O calendário acadêmico da Uern, por mais de uma década, não esteve em sincronicidade com o calendário civil. A reitora Cicília Maia, que presidiu a reunião do Consepe sobre o calendário, afirmou que a regularização é fruto de uma construção coletiva. “Esse é o resultado de muito trabalho. Também pensamos em uma nova forma de disponibilizar o calendário à nossa comunidade universitária, facilitando o acompanhamento mês a mês com as principais atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação”, ressaltou a reitora.
O vice-reitor Chico Dantas destaca que a comunidade dispõe agora de uma ferramenta mais atrativa. “O calendário tem links e uma versão especial para quem desejar imprimir e ter em sua mesa. Essa versão impressa também tem QR Codes que levam o leitor a ter acesso informações sobre nossa Universidade”, afirmou Chico Dantas.
A pró-reitora adjunta de Ensino de Graduação, Rosa Lopes, explica que o calendário universitário de 2024 teve o cuidado de abranger os feriados municipais, federais e nacionais, e segue todas as diretrizes das regulamentações nacionais e locais, incluindo o recente feriado nacional de 20 de novembro, em alusão ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
Veja: