Justiça Eleitoral reúne informações importantes sobre calendário, consultas eleitorais e combate à desinformação
As informações sobre as Eleições Municipais de 2024 foram reunidas no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em uma página totalmente dedicada ao pleito. A seção “Eleições 2024” traz links para o Portal da Justiça Eleitoral (JE), o calendário eleitoral, normas e documentações, denúncia de desinformação, segurança do processo eleitoral, consulta ao local de votação, entre outros.
Aplicativos
Os apps da Justiça Eleitoral são gratuitos e estão disponíveis nas principais lojas de aplicativos para smartphones e tablets. Eles podem ser usados antes e durante as eleições e ajudam a dar mais transparência a todo o processo eleitoral.
Confira algumas aplicações disponíveis na página “Eleições 2024”:
- Pardal;
- e-Título;
- Boletim na mão;
- Resultados;
- Mesários.
Locais de votação
A eleitora ou o eleitor que quiser consultar o número do título ou o local de votação conta com a seção de serviços eleitorais da página.
Pelo link fornecido para consulta do título, basta informar o nome completo da eleitora ou do eleitor, a data de nascimento e o nome da mãe. Já para consultar o local de votação, informe o nome completo ou o número de CPF ou do título, a data de nascimento e o nome da mãe.
Caso você precise de atendimento remoto para tirar o título, consultar a situação eleitoral, atualizar dados, imprimir o título, entre outros serviços, acesse o Autoatendimento ao Eleitor.
Demais informações estão disponíveis em Título Eleitoral.
Matérias de serviço
Se liga! Neste espaço, estão reunidas matérias de serviço em que o TSE responde a dúvidas de eleitoras e eleitores sobre temas diversos que envolvem as Eleições 2024. Confira.
Legislação
Acesse as matérias produzidas pela Secretaria de Comunicação e Multimídia do TSE que explicam os principais pontos das resoluções das Eleições 2024. Também é possível conferir as audiências públicas sobre as minutas das resoluções, bem como as normas e documentações referentes ao pleito.
Denúncia
O Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade) possibilita o envio, ao TSE e ao Ministério Público competente, conforme o caso, de notícias de atos ou fatos entendidos como irregulares no que se refere ao processo eleitoral.
Por meio do sistema, é possível registrar denúncias contra:
- desinformação que atinge a Justiça Eleitoral;
- desinformação que atinge candidato, candidata ou partido;
- desinformação que atinge membros, servidores e colaboradores da JE;
- ameaças e incitação à violência contra integrantes ou o patrimônio da JE;
- grave perturbação do ambiente democrático;
- recebimento de mensagem eleitoral não solicitada via WhatsApp;
- propaganda irregular de candidato;
- discurso violento no contexto das eleições;
- violência política de gênero;
- assédio eleitoral.
Segurança
Perdeu as notícias sobre os Testes Públicos de Segurança da Urna Eletrônica? Estão todas elencadas na página “Eleições 2024”. Matérias, dados e resultados estão disponíveis para que a eleitora ou o eleitor se atualize e possa colaborar com a democracia sem nenhum receio.
A segurança das urnas está a um clique daqueles que desejam conhecer os detalhes do equipamento que transformou o processo eleitoral brasileiro e entender por que a urna eletrônica é parte de uma forte engrenagem idealizada e desenvolvida para atender a realidade do Brasil e que vem evoluindo há mais de 27 anos.
Fato ou Boato
O combate à desinformação é prioridade da Justiça Eleitoral. Criada em 2020 para ampliar o esclarecimento de informações relacionadas ao processo eleitoral, a página Fato ou Boato fomenta a circulação de conteúdos verídicos e estimula a verificação por meio da divulgação de notícias checadas, recomendações e conteúdos educativos. Essa iniciativa integra o Programa Permanente do TSE de Enfrentamento à Desinformação.
Boletim na Mão
A eleitora ou o eleitor que quiser visualizar uma cópia digital dos Boletins de Urna em seu celular ou tablet, tem na página das Eleições 2024 o caminho para obter o app Boletim na Mão. Por meio do aplicativo, é possível realizar a leitura da imagem (QRcode) contida no final do boletim impresso pela urna da seção eleitoral.
CA/LC, DM
Tribunal Superior Eleitoral