COP30

Presidente Lula recebe príncipe William e premiê britânico em Belém durante cúpula da COP30

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou um importante encontro bilateral em Belém (PA) nesta quinta-feira (6), durante a Cúpula de Líderes da COP30. O presidente se reuniu com o príncipe William, do Reino Unido, e com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer.

O encontro bilateral faz parte da agenda de preparação para a Conferência do Clima das Nações Unidas (COP30), que ocorrerá entre os dias 10 e 21 de novembro, e que trata de temas cruciais como cooperação internacional e financiamento de iniciativas ambientais. O Reino Unido, assim como a França, é considerado pelo governo brasileiro um parceiro estratégico na transição energética e na proteção das florestas tropicais.

Fundo Florestas Tropicais e Restrições Orçamentárias

Um dos principais temas discutidos foi o Fundo Florestas Tropicais Para Sempre, iniciativa lançada pelo Brasil como um dos projetos centrais da COP30.

  • Apoio, mas sem Financiamento: Lula destacou o interesse do Brasil em atrair investimentos para o fundo. O primeiro-ministro Keir Starmer manifestou apoio à criação, mas informou que, por restrições orçamentárias, o Reino Unido não deve contribuir financeiramente neste primeiro momento.

Recepção e Agradecimento Real

Durante a plenária da Cúpula de Líderes, o príncipe William agradeceu a recepção brasileira, dirigindo-se ao público em português.

“Bom dia, muito obrigado presidente Lula e governador Barbalho pelas calorosas boas-vindas a Belém do Pará”, declarou o príncipe, filho do rei Charles III.

Contexto da Cúpula

A Cúpula de Líderes em Belém reúne representantes de diversos países para firmar compromissos climáticos antes da conferência principal. A COP30, considerada o maior fórum global sobre mudanças climáticas, focará no cumprimento do Acordo de Paris, que busca limitar o aumento da temperatura média do planeta a 1,5°C até o final do século.

Apesar da presença de líderes europeus, a Cúpula registra a ausência dos chefes de Estado dos principais emissores de gases de efeito estufa: Estados Unidos, China e Índia.

*Com informações de Tribuna do Norte

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *