Justiça

Ministra Cármen Lúcia pede que eleitores compareçam às urnas no domingo

Ministra reforçou importância do voto para a democracia e a cidadania

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, conclamou os eleitores a participarem do primeiro turno das eleições municipais no próximo domingo (6), quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Durante a sessão da Primeira Turma do Supremo, a ministra reforçou a importância do voto para a democracia e a cidadania.

“Compareçam, votem. O voto é necessário, o voto é sua expressão de cidadania ativa, participante. Isso é necessário para que a gente continue a ter a instituições constitucionalmente estabelecidas e civicamente atuantes”, afirmou.

O primeiro turno das eleições será no domingo (6). Mais de 155 milhões de eleitores estão aptos a votar.

Pelas regras eleitorais, somente cidades com mais de 200 mil eleitores, onde os candidatos à prefeitura não alcançarem maioria dos votos (metade mais um) no primeiro turno, podem ter disputa para o segundo turno, que está marcado para 27 de outubro.

Não há segundo turno para a disputa dos cargos de vereadores. De acordo com o TSE, 103 dos 5.569 municípios do país podem ter segundo turno.

Mostrar mais

Um Comentário

  1. PEDE NÃO, MANDA! ESSA É A LEI PÁTRIA!! Se deixassemos livres de fato, para escolher “ir ou não ir”, portanto exercer nossa democracia plena, mais de 60% dos nossos pares não compareceriam às urnas, segundo último levantamento Datafolha. Isso mudaria todo cenário político estratégico eleitoral. Seria fácil nos convercer votar, diante de tantas frustrações e incompetencias daqueles que outrora escolhemos para nos representar, e com tantas mazelas sociais vivenciadas na prática?

    Fonte: (https://www.jusbrasil.com.br/noticias/por-que-no-brasil-e-obrigatorio-votar/131173113)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo